Porto Alegre, quinta, 03 de outubro de 2024
img

Especialização em direito penal, apoio a Moro e rigor nas punições: conheça o novo chefe da Lava-Jato, por Nicolas Iory/O Globo

Detalhes Notícia
Fábio Nunes de Martino assumirá a 13ª Vara Federal, que terá terceira troca neste ano. Novo juiz da Lava-Jato é especialista em direito penal e criminologia pela PUC do Rio Grande do Sul Reprodução/Youtube

O novo juiz titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, Fábio Nunes de Martino, assinou em 2019 uma moção de apoio ao ex-juiz Sergio Moro após a divulgação de mensagens que levaram o ex-magistrado a ter questionada sua conduta à frente dos processos da Operação Lava-Jato.

Nunes de Martino assumirá os processos criminais em Curitiba já que a juíza substituta Gabriela Hardt passará a integrar a 3ª Turma Recursal do Paraná. Ela estava à frente da 13ª Vara desde o mês passado, quando o juiz Eduardo Appio foi afastado do cargo sob suspeita de ter feito ameaça sem se identificar ao filho de um desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

A moção que contou com a assinatura de Nunes de Martino e de mais 270 juízes foi encaminhada em junho de 2019 à Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe). Foi uma resposta a um pedido de investigação contra Moro por conta das conversas reveladas pela chamada ‘Vaza Jato’, série de reportagens publicadas a partir da ação de hackers contra integrantes da força-tarefa da Lava-Jato. No texto, o grupo diz que as mensagens foram obtidas de forma “criminosa” e que “revelam a preocupação do magistrado com os procedimentos, sem qualquer relação, por menor que seja, com o mérito de cada denúncia”.

Leia mais em O Globo