O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, é o convidado da FEDERASUL para fazer a abertura do 1º Congresso Estadual de Infraestrutura, nesta quinta (22), às 9h. O evento, que vai discutir os modais de transporte durante a manhã, antecede a segunda cerimônia do dia, que inicia a tarde: o 10º Encontro de Embaixadores. Ambas reuniões foram planejadas para indicar e debater as possibilidades de crescimento econômico do Estado e vão acontecer, a partir das 9h, no Salão Nobre do Palácio do Comércio.
O Congresso Estadual de Infraestrutura inicia a programação do dia, das 9 às 12:30 horas quando vai traçar um panorama do setor de transportes a fim de apontar alternativas para os gargalos que atrapalham o aumento da produtividade das empresas gaúchas e foca nos modais ferroviário e hidroviário. O vice-governador do Estado, Gabriel Souza e o secretário de Logística e Transporte, Juvir Costela, estarão na abertura, junto com o presidente da FEDERASUL, Rodrigo Sousa Costa.
O primeiro painel, com início às 9h30 horas terá como tema Rodovia e Hidrovia, o desafio da otimização da hidrovia na integração dos modais. Participam o superintendente regional do DNIT, Hiratan Pinheiro da Silva, o gerente de planejamento e desenvolvimento da Portos RS, Fernando Estima e a CEO da Geo Maritima, Ana Deustchmann. Painel que será mediado pelo vice-presidente de infraestrutura, da FEDERASUL, Antonio Carlos Bacchieri.
Às 10h35min o painel será sobre Ferrovia, o papel do modal ferroviário na competititividade gaúcha. Mediado pelo presidente da FEDERASUL com a participação de Miguel Evangelista, relações institucionais da Rumo Logística e José Luis Vidal, presidente do Conselho da Associação Nacional das Ferrovias Autorizadas. Encerra a primeira edição do Congresso, às 11h30min, o painel Aerovia: o papel da aviação regional acelerando conexões e negócios. Com mediação de Douglas Ciechowiez, participam Cristiane Aguiar, vice-presidente da Aeromot e o deputado Frederico Antunes, presidente da Frente Parlamentar da Aviação Regional.
Encontro de Embaixadores
Depois de avaliar as questões de infraestrutura que poderão garantir maior competitividade ao Estado, a FEDERASUL inicia o debate com os embaixadores. O 10º Encontro de Embaixadores traz a Porto Alegre os embaixadores dos Países Baixos e do Uruguai. O holandês André Driessen, vai falar sobre o Acordo de Portos Verde (Green Ports Partnership) o uruguaio, Guilhermo Valles sobre Hidrovia Brasil-Uruguai via Lagoa Mirim, mediados pelo diretor de comércio exterior Rodrigo Velho.
À tarde, a partir das 14 horas, inicia o Encontro de Embaixadores com o objetivo de identificar oportunidades internacionais de negócios que contribuam para o desenvolvimento das empresas gaúchas. O evento contará com a presença do embaixador dos Países Baixos, André Driessen, que vai falar sobre o Acordo de Portos Verdes, e do embaixador do Uruguai, Guilhermo Valles, que falará sobre a Hidrovia Brasil-Uruguai via Lagoa Mirim. Para encerrar, às 17h30min, um debate sobre A competitividade gaúcha no Comércio Exterior, com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, mediado pelo presidente Rodrigo Sousa Costa.