Porto Alegre, quinta, 21 de novembro de 2024
img

"Achei que fosse um bombardeio", diz testemunha de explosão em Paris, da RFI

Detalhes Notícia
"Achei que fosse um bombardeio. Ressoou no apartamento. Tive 10 segundos de muita preocupação, muita gente correu para as janelas", conta um morador dos arredores de um prédio que desabou no centro de Paris, na tarde desta quarta-feira (21), preferindo o anonimato. Relatos de preocupação e medo foram ouvidos depois que a fachada do edifício em chamas ruiu, logo após testemunhas terem relatado uma forte explosão. O fogo atingiu uma escola de design fundada por um músico americano. A fumaça do incêndio causado pela explosão na rua Saint-Jacques era vista no horizonte de Paris no final da tarde desta quarta-feira (21). Na imagem, o Panteão de Paris no primeiro plano. AFP - IAN LANGSDON

 

 

Youssef, cuja irmã é moradora do andar térreo de uma rua vizinha, conta que “ela estava dormindo quando houve uma forte explosão, e pensou que fosse um ataque”. “Ela não entendeu nada. Caíram coisas do apartamento dela, tem pedras no pátio”, acrescentou.

Entre as construções afetadas pelo incêndio e o desmoronamento estavam as instalações da Paris American Academy, uma instituição fundada em 1965. “Ouvimos uma grande explosão por volta das 16h50. E ao sairmos, descobrimos muito rapidamente que o prédio da American Academy estava pegando fogo e desabou”, declarou ao canal BFMTV Philippe Delorme, secretário-geral da educação católica da França e cujas instalações estão dentro do perímetro atingido.

Localizada no número 275 da rue de Saint-Jaques, a Paris American Academy é uma escola de design e moda fundada pelo músico americano Richard Roy. Ela “oferece uma educação internacional há mais de cinquenta anos, compartilhando o amor pela moda, design de interiores, escrita e as artes”, explica o site da instituição. A escola privada de ensino superior “oferece programas de três anos, cursos semestrais e workshops de verão”.

Leia mais em RFI