Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

‘É quase unanimidade que vou perder’, diz Bolsonaro sobre julgamento em que pode ficar inelegível, por Isabella Alonso Panho/O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Tribunal Superior Eleitoral julga, nesta quinta-feira, 22, se o ex-presidente cometeu abuso do poder político e dos meios de comunicação. Bolsonaro esteve no Senado na manhã desta quarta-feira, 21, quando comparou seu caso com o julgamento da chapa de Dilma Roussef e Michel Temer em 2017 Foto: WILTON JUNIOR

 

 

Às vésperas do julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pode torná-lo inelegível, Jair Bolsonaro (PL) se mostrou pouco esperançoso de que possa obter uma decisão a seu favor. Nesta quinta-feira, 22, a Corte vai decidir se o ex-presidente ficará inelegível por oito anos por abuso do poder político e dos meios de comunicação.

“Hoje em dia, é quase uma unanimidade que vou perder a ação. Essa é uma verdade”, disse o ex-presidente em entrevista ao programa Arena CNN, na noite desta quarta-feira, 21.

No último sábado, 17, ele admitiu que “os indicativos não são bons” para a sessão desta quinta. Está na pauta do Tribunal o julgamento de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral proposta pelo PDT, que pede a sanção de inelegibilidade de Bolsonaro por causa de declarações que ele fez em uma reunião com cerca de 70 embaixadores no dia 18 de julho de 2022.

Na ocasião, ainda na Presidência, ele atacou o sistema eleitoral brasileiro e disse que ele possui fragilidades diante de líderes de todo o mundo. O ato foi considerado uma manobra de campanha e o PDT acusa o ex-presidente de abuso do poder político e dos meios de comunicação.

Leia mais em O Estado de São Paulo