Porto Alegre, sábado, 05 de outubro de 2024
img

Lula deve fatiar Funasa ao centrão e estuda recriá-la enxuta sem afrontar Congresso, por Catia Seabra e Julia Chaib/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Aliados de Lula defendem reduzir órgão; grupo com Executivo e Legislativo será criado para debater tema. Funcionário da Funasa espalha veneno contra mosquito transmissor da malária em comunidade quilombola de Rondônia - Lalo de Almeida - 8.fev.21/ Folhapress

 

 

Após o Congresso Nacional reverter a decisão do presidente Lula (PT) de extinguir a Funasa (Fundação Nacional da Saúde), o governo planeja enxugar a estrutura original do órgão. O Planalto, no entanto, estuda formas de realizar a operação sem afrontar os parlamentares.

O receio de membros do governo é que a recriação da fundação acabe por esvaziar ministérios que foram instituídos pela gestão de Lula às custas do remanejamento de servidores. Os articuladores políticos temem ainda que essa redução de tamanho da Funasa contamine a já delicada relação com o Parlamento.

Segundo deputados, para tentar resolver a questão, o ministro Rui Costa (Casa Civil) disse dias atrás ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que haverá a criação de um grupo com representantes do Legislativo e do Executivo em busca de uma solução consensual.

Leia mais na Folha de São Paulo