Porto Alegre, sábado, 05 de outubro de 2024
img

ICMS: estados e municípios começam a receber compensações, por Taline Oppitz/Correio do Povo

Detalhes Notícia
Iniciativa, discutida por meses, foi viabilizada por duas legislações federais aprovadas em 2022. Governo do RS espera chegada de recursos | Foto: Leandro Osório / Palácio Piratini / Divulgação CP

 

 

Estados e municípios terão algum fôlego a partir deste mês, com o início do pagamento, pela União, relativo ao ressarcimento pelas perdas de arrecadação com o ICMS. A iniciativa, discutida por meses, foi viabilizada por duas legislações federais aprovadas em 2022. No caso do Rio Grande do Sul, a verba será de R$ 3,02 bilhões. Os recursos serão abatidos do serviço mensal da dívida neste ano e em 2024. Além do Estado, os municípios gaúchos serão beneficiados, já que 25% da arrecadação com ICMS é automaticamente repassada às prefeituras.

Na última segunda-feira já houve a compensação da primeira parcela, de R$ 165,59 milhões. O valor corresponde ao pagamento da dívida com a União referente a 3 de julho. “Os contratos das dívidas com a União terão as parcelas integralmente deduzidas para compensar as perdas do ICMS até o mês de novembro, pelo menos. Ou seja, as dívidas com a União serão quitadas por dedução todo primeiro dia útil dos próximos meses”, disse o subsecretário do Tesouro do Estado, Eduardo Lacher.

Leia mais no Correio do Povo