Porto Alegre, sábado, 05 de outubro de 2024
img

Infidelidade nas votações e força do Centrão: entenda a crise que levou à mudança no Ministério do Turismo, por Fernanda Alves/O Globo

Detalhes Notícia
Troca também tem como objetivo estabilizar relação do Planalto com presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Lula com Daniela Carneiro, ainda ministra do Turismo Reprodução/Facebook

 

 

O mês de junho foi marcado por uma série de tensões até ser confirmada, nesta quinta-feira, a saída de Daniela Carneiro (União-RJ) do Ministério do Turismo. Embora a titular da pasta ainda não tenha deixado oficialmente o cargo, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, anunciou que ela será, como já era esperado, substituída pelo deputado federal Celso Sabino (PA), também do União Brasil.

“O presidente Lula e eu nos reuniremos com o presidente e os líderes do União Brasil, em data a ser definida amanhã (sexta-feira), para receber a indicação do deputado Celso Sabino, que vai liderar a pasta do Turismo, dando continuidade ao trabalho pela recuperação de um setor tão importante para a geração de emprego e renda no Brasil”, escreveu Padilha em nota.

A mudança, no entanto, não foi motivada pela atuação de Daniela à frente do ministério, que nunca foi alvo de críticas substanciais. A demissão começou a ser desenhada junto com as primeiras derrotas do governo de Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso, ainda no mês de maio, e esbarrou também na falta de estabilidade da relação do governo com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Leia mais em O Globo