Porto Alegre, domingo, 06 de outubro de 2024
img

Morre o escritor checo Milan Kundera aos 94 anos/O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Prosador, dramaturgo e poeta escrevia em francês desde a década de 1980 e vivia exilado na França. O escritor checo Milan Kundera, autor de 'Os Testamentos Traídos', morreu nesta quarta-feira, 12. Foto: Companhia das Letras

 

 

O escritor checo Milan Kundera, autor de “A Insustentável Leveza do Ser”, morreu aos 94 anos nesta quarta-feira, 12, confirmou Anna Mrazova, porta-voz da Biblioteca Milan Kundera, em Brun, sua cidade natal e a emissora pública Radio Prague. “Infelizmente, posso confirmar que o Sr. Milan Kundera faleceu ontem (terça-feira) após uma longa doença”, disse Mrazova à AFP.

O prosador, dramaturgo e poeta, que escrevia em francês desde a década de 1980, alcançou fama mundial na segunda metade do século XX com obras como “A brincadeira” e “A imortalidade”.

Nascido em 1º de abril de 1929 em Brun, no sudeste da República Checa, viveu exilado na França com sua esposa Věra Hrabánková desde meados da década de 1970. Em 1979, o então regime comunista retirou sua cidadania checoslovaca, mas dois anos depois o então presidente francês, François Mitterrand, concedeu-lhe a nacionalidade francesa. O primeiro sucesso de Kundera foi “Risíveis Amores”, em 1969.

O renomado romance de Kundera, “A Insustentável Leveza do Ser”, começa de forma angustiante com tanques soviéticos passando por Praga, a capital checa que foi o lar do autor até ele se mudar para a França em 1975.

Leia mais em O Estado de São Paulo