Porto Alegre, domingo, 06 de outubro de 2024
img

CICLONE INTENSO SE FORMA NO SUL – VEJA O QUE ESPERAR HORA A HORA, POR LUIZ F. NACHTIGALL/METSUL

Detalhes Notícia

 

 

Centro de baixa pressão se aprofunda muito com queda de pressão atmosférica reduzida ao nível do mar abaixo de 1000 hPa hoje sobre o Rio Grande do Sul e tem início uma ciclogênese (formação de ciclone). Chove em todas as regiões e em muitos locais com pancadas por vezes fortes a torrenciais com elevados volumes em curto período. Risco de temporais localizados com vendavais ou granizo pela interação de ar quente com a baixa pressão.

A instabilidade ganha força ao longo do dia e, principalmente, da tarde para a noite de hoje com a formação do ciclone que vai levar à intensificação do vento que terá rajadas mais fortes a intensas em maior número de cidades em especial à noite. O ciclone que se formará hoje terá um diferencial em relação à maioria dos ciclones que afetam o estado. Vai se formar sobre o Rio Grande do Sul, e não sobre o mar, o que vai trazer vento forte entre hoje e amanhã em muito mais cidades que o habitual em circulação ciclônica.

Rajadas, em média, de 50 km/h a 80 km/h são previstas para a maioria dos municípios gaúchos e o pico da ventania se dará entre a noite de hoje e a manhã ou começo da tarde de amanhã. Mesmo locais que não costumam ter forte ventania em ciclone, como o Oeste, podem ter rajadas fortes.

Leia mais em METSUL