Porto Alegre, segunda, 07 de outubro de 2024
img

Melnick: a construtora gaúcha de faturamento bilionário, por Mariana Amaro/InfoMoney

Detalhes Notícia
A história da empresa familiar que começou com seis funcionários em um endereço comercial de Porto Alegre e fez seu IPO em 2020, captando R$ 600 milhões. Reprodução

 

 

Nascido em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Leandro Melnick cresceu em ambiente de debate negócios. “Meu pai era engenheiro e minha mãe, arquiteta. Sempre falamos de negócios em casa”, relembra Melnick (MELK3) em entrevista ao episódio 162 do podcast Do Zero ao Topo, gravado no dia 12 de julho de 2023.

Mas a história da empresa começa muito antes disso. Mais precisamente, em dezembro de 1970, quando o engenheiro civil Milton Melnick se juntou ao amigo Péricles Correa para fundar a Melco. A parceria foi até a década de 1990, quando o Milton e Péricles decidiram seguir caminhos individuais, e Milton criou a Construtora Melnick. “Ele começou o negócio sem recursos, sem patrimônio e sem terreno. O que ele tinha era a reputação que ele construiu ao longo da carreira”, afirma Leandro.

O negócio, de capital intensivo, sofreu na década de 1990 com os diversos planos econômicos. “Entrei na faculdade de engenharia civil pensando em como ajudar a empresa da família a sair de um momento tenso economicamente”, afirma. Naquele período, a empresa contava com seis funcionários e tocava duas obras por vez no Rio Grande do Sul. “A gente não tinha engenheiro de obra, então aprendi a tocar obra no dia a dia. Fazia de tudo: das compras de suprimentos, fazer o concreto e conferir o aço até passar no supermercado para comprar a carne do churrasco de obra sempre que as metas eram batidas na semana”, afirma Melnick.

Leia mais em Infomoney