Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

Produção gaúcha de arroz fecha safra em 7,2 milhões de toneladas, por Nereida Vergara/Correio do Povo

Detalhes Notícia
Espaço terá programação especial em parceria com Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia. Foto: Paulo Lanzetta/Embrapa/Divulgação

 

 

O Rio Grande do Sul obteve em sua safra de arroz 2022/2023 uma produção de 7,2 milhões de toneladas. O volume foi possível porque a cultura registrou no ciclo a segunda maior produtividade de sua história, de 8,79 toneladas por hectare, menor apenas que a contabilizada na safra 2020/2021, de 9,01 toneladas por hectare.

Em apresentação na manhã desta quarta-feira, o Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA) detalhou os dados finais da safra, a terceira num ambiente de estiagem, que trouxe prejuízos menores ao arroz do que a outras culturas, em razão da disponibilidade de irrigação. Mesmo em uma área plantada de 839,9 mil hectares, 13,9% menor que a do ano passado, quando foram semeados com arroz 957,1 hectares, a orizicultura obteve ganho de 5,4% na produtividade, usando a mesma base de comparação. Da mesma forma, o volume produzido no Estado teve um decréscimo de somente 6,5%, equivalente a menos da metade do percentual de perda de área.

Leia mais no Correio do Povo