No dia 12 de setembro Carazinho recebe mais uma etapa do seminário Duas Safras, mais produção no ano inteiro, promovido pelo Senar-RS. Mas, esta edição será especial com a apresentação dos resultados do levantamento dos custos de produção de grãos do Campo Futuro, que no Rio Grande do Sul tem a parceria da Esalq-Cepea e apoio da Farsul. O evento acontece no dia 12 de setembro, à partir das 8h30, na Ulbra Carazinho, as inscrições são gratuitas e já podem ser realizadas no endereço https://duassafrascarazinho.eventize.com.br/.
O programa Duas Safras é fruto da articulação entre Farsul, Senar-RS, ABPA, Embrapa, Fecoagro/RS, Asgav, Federarroz, Acergs, Sips, Apassul, Acsurs, Aprosoja e Sindag. As entidades promotoras coordenam esforços para intensificar a produção sustentável da agropecuária no Rio Grande do Sul: otimização de áreas produtivas de inverno, ampliação da produção de cereais, produção de milho em áreas de várzea e de forragens de inverno destinados à pecuária estão entre as pautas dos eventos. A medida pretende ampliar a renda do produtor rural e aumentar em 40% a capacidade do agro gaúcho. Segundo a Assessoria Econômica da Farsul, o impacto no PIB do Estado seria um aumento de 7%, representando aproximadamente R$ 31,9 bilhões.
O “Circuito de Resultados do Projeto Campo Futuro”, promovido pela CNA nas cinco regiões, vai debater a melhoria da gestão da propriedade rural e divulgar os custos de produção de grãos, cana-de-açúcar, cacau, café e pecuária de corte e de leite.
Os eventos serão realizados durante o mês de setembro, em Carazinho (RS), Maceió (AL), Goiânia (GO), Caconde (SP) e Altamira (PA), com o apoio das Federações estaduais de agricultura e pecuária e das instituições de pesquisas parceiras do projeto. O principal objetivo da iniciativa é aumentar a eficiência produtiva no campo.
A programação conta com apresentações sobre análises de custos de produção e informações relacionadas às perspectivas de mercado, gestão comercial, bioinsumos e controle biológico em culturas agrícolas, gestão de riscos e financiamento privado, estratégias de comercialização e proteção de preços, entre outras.
O projeto Campo Futuro é uma iniciativa é realizada pela CNA e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com universidades e centros de pesquisa para levantamento dos custos de produção da agropecuária e geração de informação para o gerenciamento rural.