O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Alexandre Postal, participou esta tarde (12) de reunião na Casa Civil para definir ações referentes à recuperação da infraestrutura do Estado atingidas pelas últimas enchentes. O objetivo é viabilizar a execução de obras com rapidez, eficiência e responsabilidade. Cada órgão participante do encontro realizará reuniões internas. As conclusões e sugestões serão levadas à próxima reunião em data a ser definida.
Foto: Vinícius Reis
Alexandre Postal manifestou especial preocupação com as ligações rodoviárias regionais, principalmente com a RS-431 que provocou danos à ponte de Santa Bárbara, em São Valentim do Sul, e que liga os municípios de Dois Lajeados a Bento Gonçalves. O local foi visitado esta manhã pelo presidente do TCE-RS. Outro ponto crítico envolve a ponte de Nova Roma do Sul. Alexandre Postal revelou, ainda, que quinta-feira estará no Vale do Taquari para manter encontros com prefeitos e lideranças dos municípios assolados pelas cheias.
Durante a reunião desta tarde, o presidente do TCE-RS fez um relato das principais ações já implementadas pelo órgão, como a suspensão de prazos processuais até 24 de setembro, além do lançamento de campanha de arrecadação de doações para ajuda às vítimas através da instalação de diversos pontos de coleta.
Outra iniciativa envolve a criação de um grupo especializado de orientação aos municípios em situação de emergência, bem como a elaboração de uma cartilha com instruções aos fiscalizados para o enfrentamento do estado de calamidade. O presidente Alexandre Postal determinou, ainda, o levantamento de bens públicos do TCE-RS passíveis de doação.
Participaram do encontro desta tarde o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos; o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa; o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella; o diretor-geral do DAER, Luciano Faustino da Silva, além de representantes do Ministério Público, do Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem em Geral do RS (Sicepot), e da Associação Rio-Grandense de Empreiteiros de Obras Públicas (Areop).