A Prefeitura de Porto Alegre mantém equipes mobilizadas para minimizar os efeitos da chuva intensa que atingiu a Capital nesta quarta-feira, 13. A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), com apoio da Defesa Civil municipal, Secretaria de Desenvolvimento Social e subprefeituras, preparou três abrigos temporários com capacidade total para 150 pessoas.
O prefeito Sebastião Melo visitou áreas da Zona Sul como Lami, Ipanema, Vila dos Sargentos, Ponta Grossa e Restinga, acompanhado pelo vice, Ricardo Gomes.
“Minha solidariedade a todos os porto-alegrenses e gaúchos que passam por este momento difícil devido às chuvas. Temos feito ações preventivas, mas quando registramos um volume de chuva elevado, temos problemas. Quero apelar aos moradores de áreas de risco que aceitem os pedidos da Defesa Civil para buscar abrigo em local seguro” – Prefeito Sebastião Melo.
Abrigos – As estruturas estão localizadas no Extremo Sul – Igreja São João Paulo II (rua Edgar Pires de Castro, 10.856); Zona Sul – Sede Arco dos Correios (Estrada Retiro da Ponta Grossa, 2.450); e Região das Ilhas – Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem (rua Capitão Coelho, 300, Ilha da Pintada).
Até o fim da tarde desta quarta-feira, 48 indígenas estavam acolhidos no Extremo-Sul e duas famílias (três adultos e duas crianças) foram levadas para a estrutura na Ponta Grossa. Os locais permanecerão abertos 24 horas por dia até que as famílias atendidas possam voltar para casa.
“Nossa comunidade é muito unida. Ajuda com roupas, alimentos, e nessa missão de evangelizar, acolhemos olhando as necessidades das pessoas”, comentou o padre Luis Carlos Pedroso, da Igreja São João Paulo II.
ATUALIZAÇÕES:
Nível do Guaíba
Cais Mauá
2,39 metros (-1 cm em relação à medição da manhã)
Cota de alerta: 2,55 metros
Cota de inundação: 3,00 metros
Ilha da Pintada
2,08 metros (inalterado)
Cota de alerta: 2,00 metros
Cota de inundação: 2,20 metros
Defesa Civil – Os agentes atenderam a 28 ocorrências nesta quarta-feira. Os chamados foram registrados nos bairros São José, Jardim Carvalho, Restinga, Morro Santana, Lomba do Pinheiro, Partenon, Rubem Berta, Ponta Grossa e Lami. As áreas próximas ao Guaíba permanecem em monitoramento.
CEIC-POA – O órgão soma 33 demandas de ações integradas decorrentes do mau tempo. Destas, 24 foram registradas nesta quarta-feira. A sala de situação continua monitorando a Capital.
Habitação – O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) atendeu, nesta tarde, famílias que vivem em áreas de risco no Morro da Cruz. O sistema de acolhimento do município foi oferecido aos moradores.
Mobilidade/EPTC – Até o fim da tarde, 26 ocorrências estavam em atendimento pela EPTC. Ao todo, são nove pontos de bloqueio total nas ruas e avenidas de Porto Alegre. Há, ainda, três semáforos fora de operação, um local onde há poste/fios caídos, um com árvores sobre a via e outra ocorrência por motivos diversos.
Serviços urbanos/DMLU – A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) registrou 15 protocolos de queda de árvores por meio do sistema 156. Destes, nove já foram encerrados e seis permanecem em atendimento.
Dmae – O Departamento Municipal de Água e Esgotos recebeu, por meio do sistema 156, oito solicitações de serviços nesta quarta-feira. Quatro arroios apresentaram pontos de transbordamento. Três deles são localizados na Zona Sul: Cavalhada, Capivara e Guarujá. O quarto é o arroio Passo das Pedras, na Zona Norte. Segundo o Dame, a situação é decorrente do represamento do Guaíba. A situação é monitorada pelas equipes do órgão.
Saúde – Estão fechadas as Unidades de Saúde Ilha da Pintada, Laranjeiras, Ilha do Pavão, Lami e Belém Novo. Com restrição no atendimento outras oito unidades: Morro da Cruz, Milta Rodrigues, Glória, Chapéu do Sol, Ipanema, Paulo Viaro, Ponta Grossa e Nova Gleba.
Educação – Seis escolas da rede municipal e parceirizada interromperam as suas atividades nesta quarta-feira: EMEI Pica-Pau (Centro Histórico); EMEF Prof. Larry José Ribeiro (Restinga); EMEI Ponta Grossa (Zona Sul); Escola Comunitária Anjo das Flores (Arquipélago); Escola Comunitária Abrace (Arquipélago); e Escola Comunitária Nossa Senhora Aparecida (Ipanema). As demais instituições de ensino funcionam normalmente.
Meio Ambiente – Segundo a Smamus, o Parque Pontal é monitorado em razão do alto nível do Guaíba. A água, entretanto, ainda está no nível da costa e não afeta a circulação nas áreas comuns do espaço.
Causa Animal – Nesta quarta-feira, veterinários do Gabinete da Causa Animal resgataram 15 cães na Ilha da Pintada. Os animais foram levados para a Unidade de Saúde Animal (USav), na Lomba do Pinheiro, onde recebem cuidados e alimentação.
Doações – O Centro Administrativo Municipal Guilherme Socias Villela (rua General João Manoel, 157, Centro Histórico) segue recebendo doações até sexta-feira, 15, das 9h às 17h. A prioridade são alimentos não perecíveis e kits de higiene e limpeza.
Volume de chuva
Acumulado nas últimas 24 horas: 83 milímetros (Centro Histórico)
Fonte: Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.
Previsão do tempo
De 10 milímetros a 30 milímetros até o final da manhã de quinta-feira, 14.
Fonte: Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura.