A Defesa Civil de Porto Alegre prorrogou até a próxima terça-feira, 26, o alerta para temporais isolados e inundações que vigorava até esta sexta-feira, 22. Conforme o órgão, o período pode ser marcado por chuvas volumosas, de até 50mm por dia, rajadas de vento de aproximadamente 60 km/h e eventual queda de granizo.
O alerta para inundações vale, especificamente, para o bairro Arquipélago. Nesta sexta, o nível do Guaíba chegou a 2,36 metros na Ilha da Pintada – 16 centímetros a mais do que a cota de inundação no local. Enquanto isso, no Cais Mauá, a última medição indica que o lago está na cota de alerta, com 2,63 metros.
Os agentes da Defesa Civil e das subprefeituras permanecem mobilizados em vistorias nas áreas mais próximas às águas do Guaíba e arroios. Ao todo, 330 kits de donativos – como, por exemplo, alimentos e produtos de higiene – foram entregues. A expectativa é de que mais mil famílias sejam atendidas a partir deste sábado.
A Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae), integrada por diversos órgãos municipais e estaduais, acompanha a situação.
Orientações – A Defesa Civil orienta que as pessoas que residem nas áreas de risco de inundações busquem auxílio e abrigo temporário junto a familiares, ou nas estruturas disponibilizadas pela prefeitura. O órgão recomenda que a população não transite em locais sujeitos a inundações, enxurradas ou entre em alagamentos.
Emergências – Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).