Porto Alegre, segunda, 14 de outubro de 2024
img

Porto Alegre: Bom Jesus recebe workshop para impacto social

Detalhes Notícia
Caravana DUXtec, da Fundação Gerações, dá suporte para a criação de soluções aos desafios coletivos da região. A imagem mostra a dinâmica do workshop anterior, realizado na Restinga.

 

 

A terceira edição das Caravanas DUXtec estará no Bairro Bom Jesus a fim de pensar sobre os problemas da comunidade, identificá-los e propor uma solução. Será na terça-feira, 14/11, das 14h às 17h, por meio de um workshop para quem deseja empreender e causar impacto social na sua comunidade. Os potenciais empreendedores vão se reunir no Centro de Educação Ambiental Bom Jesus (CEA), localizado na Rua T, 143. Inscrições no link https://forms.gle/QttD9R9kJAZqRjrd9 .

A partir de dinâmicas, os participantes irão trabalhar em equipe para criar soluções inovadoras e viáveis, além de votar e desenvolver as ideias mais promissoras. Mobilidade, negócios locais, alimentação saudável e inclusiva, comunicação e informação estão entre as temáticas debatidas. Uma prática comum é ter como ponto de partida um dos 17 ODS definidos (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) pela ONU para 2030

“Começamos falando sobre os princípios e as características dos negócios de impacto social, destacando seu propósito além do lucro e o compromisso com a solução de problemas sociais e ambientais”, explica a coordenadora-geral da Fundação Gerações, Karine Ruy. É crucial desenvolver essas soluções de uma forma escalável e financeiramente sustentável por meio da oferta de produtos e serviços independentes de doações.

A Caravana é uma das três iniciativas selecionadas no primeiro edital da Coalizão pelo Impacto em Porto Alegre. O programa, desenvolvido pela FG, é composto por mais três etapas além do workshop: conexão com o ecossistema de inovação da Capital a partir de visitas guiadas; mentorias para os grupos de empreendedores lapidarem suas propostas; e seleção dos projetos/empreendedores para a próxima edição do DUXtec.

Esse programa configura uma rede de inovação social com o objetivo de fomentar negócios de impacto social periféricos implementado em parceria com o Tecnopuc. Os duxers – como são chamados os participantes do DUXtec – têm a oportunidade de avançar na trajetória de empreendedorismo de impacto social por meio do acesso a novos conhecimentos, networking e apoio para o lançamento de versões-teste (MVPs, sigla em inglês para Minimum Viable Product ou, em português, Produto Minimamente Viável) dos produtos/serviços, com investimento de capital-semente pela Fundação Gerações.

Paralelamente às Caravanas, um grupo de jovens que participou de uma formação ampliada do DUXtec em 2022 está recebendo apoio técnico e financeiro para desenvolver três negócios de impacto social. Na Jornada de Pré-Incubação, realizada com apoio do Instituto Helda Gerdau, estão sendo formatadas soluções para empregabilidade qualificada dos jovens, empreendedorismo feminino e marketing digital direcionado a negócios periféricos.

Mais sobre a Fundação Gerações

A Fundação Gerações é uma organização social criada em 2008 com o propósito de fomentar iniciativas, processos e projetos que fortaleçam o ambiente do terceiro setor na sociedade gaúcha. Atua por meio da mobilização de investimentos, potencialização das organizações e idealização de soluções de inovação social. Tem no seu portfólio duas tecnologias sociais direcionadas às juventudes: o programa Geração DUX – Lideranças inspiradoras, realizado entre 2016 e 2021, que formou mais de 120 lideranças jovens, e o DUXtec – Rede de inovação social, que atua no fomento a negócios de impacto social periféricos.

Mais sobre a Coalizão pelo Impacto

A Coalizão pelo Impacto é uma iniciativa nacional por mais e melhores negócios de impacto correalizada pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Instituto Helda Gerdau, Instituto Humanize e Somos Um com a parceria estratégica da Cosan, Fundação Educar, Fundação FEAC, Fundação Grupo Boticário, Instituto Sabin e Raia Drogasil. Até 2026, a Coalizão pelo Impacto aportará R$ 34 milhões para desenvolver, simultaneamente, em parceria com organizações locais, seis ecossistemas de impacto em cidades das cinco regiões do Brasil.