Porto Alegre, quarta, 08 de maio de 2024
img

Porto Alegre: Câmara entrega diploma de Honra ao Mérito ao jornalista Políbio Braga

Detalhes Notícia
Políbio Braga discursa na Sessão solene Foto: CMPA

 

 

 

A Câmara Municipal de Porto Alegre entregou nesta terça-feira (14) o diploma de Honra ao Mérito ao jornalista Políbio Braga. Proposta pela vereadora Fernanda Barth (PL), a solenidade ocorreu no Plenário Otávio Rocha e foi conduzida pelo vereador Idenir Cecchim (MDB).

“Este é um prêmio para quem não dobra a espinha, não se vende, não se deixa derrotar e não se acovarda”, ressaltou Fernanda Barth. A vereadora disse que essa é uma característica cada vez mais rara entre jornalistas e destacou o trabalho e a obra do homenageado. “As pessoas estão órfãs de informações verdadeiras”, afirmou. Ela elogiou Políbio por “dizer o que tem que ser dito” e por sua “integridade, coragem e resiliência de não se curvar aos poderosos”.

Sessão Solene de Outorga do Diploma Honra ao Mérito ao senhor Políbio Braga, por proposição da vereadora Fernanda Barth.

O homenageado disse ser um sujeito otimista. “Hoje, estou melhor do que ontem”, afirmou, ressaltando se sentir assim todos os dias. Ele destacou que foi pioneiro no campo da tecnologia da informação, relatando que buscou criar a Companhia de Alta Tecnologia de Porto Alegre quando foi secretário municipal.

Em seu discurso, solidarizou-se com a população de Israel por conta dos recentes ataques sofridos pelo país. Referindo-se ao campo político da direita, disse: “hoje, nós somos um exército. Basta olhar para as redes sociais”, destacando que se trata do “instrumento mais revolucionário de comunicação humana”.

“Não tenho nada do que me arrepender até hoje. A gente erra para depois acertar”, afirmou. Políbio disse se ver como um “destemido” tanto como jornalista quanto como “animal político”. Relembrando sua carreira, disse: “Sempre busquei a verdade dos fatos. Nunca evitei o contraditório diante dos que mentem descaradamente”. Ele defendeu que o jornalista deve se posicionar diante dos fatos e ressaltou que “a médio e longo prazo, a verdade se estabelece. A mentira não permanece”.

Histórico

Políbio Braga atua como jornalista há 65 anos, desde os seus 17 anos de idade. Trabalhou nos jornais Diário Catarinense, Correio da Manhã, Última Hora, Gazeta Mercantil, Zero Hora, Correio do Povo e Jornal do Comércio, e nas revistas Veja e Exame. Também apresentou e participou de programas de televisão na RBS, Band, TV Pampa e TV Guaíba, além de programas de rádio. Mantém há mais de 20 anos um blog focado em economia e política nacional e local. Na vida pública, ocupou as secretarias municipais da Fazenda e da Indústria e Comércio em Porto Alegre, e a chefia da Casa Civil do governo estadual do RS. Escreveu, entre outras obras, o livro “Manual do Vereador”.