O Deputado Bibo Nunes protocolou, nesta segunda-feira, 20, Projeto de Lei que visa reintroduzir a cédula de votação no Brasil, acabando com o voto pelo sistema eletrônico.
Bibo Nunes (PL-RS). Foto: Bruno Peres/CD
O parlamentar argumenta em seu projeto que os Estados Unidos, uma das maiores democracias do mundo, apesar de ser a sede de grandes empresas de tecnologia, ainda adotam o voto em papel, considerado seguro e por isso, o preferido daquele eleitorado. A conclusão do processo eleitoral na Argentina, transparente, rápido e incontestado pelos derrotados, foi uma demonstração clara da credibilidade das cédulas.
Bibo Nunes cita renomados pesquisadores internacionais que afirmam que a ausência do voto em papel impede a conferência e a eventual recontagem dos votos. Isso tem provocado desconfianças e instabilidade política no Brasil – algo que o Projeto de Lei visa sanar.
Com o Projeto de Lei, busca-se acabar com as controvérsias relacionadas à segurança e transparência dos sistemas eletrônicos, reestabelecer a confiança no eleitor de que, sua vontade de fato, será refletida nos poderes.