Porto Alegre, quinta, 28 de novembro de 2024
img

Porto Alegre: Melo garante que prioridade é atender as famílias atingidas pela enchente

Detalhes Notícia
Prefeito Sebastião Melo sobrevoou a Região das Ilhas nesta terça-feira. Foto: Cesar Lopes/PMPA

 

 

Depois de sobrevoar as áreas inundadas na Capital gaúcha na manhã desta terça-feira, 21, o prefeito Sebastião Melo reforçou que a prioridade do governo é o acolhimento aos desabrigados. Mais cedo, o prefeito reuniu a equipe de governo no Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA) e decretou situação de emergência. Também determinou a abertura de um terceiro abrigo para acolher as famílias.

“Nossas equipes estão todas nas ruas. Montamos uma governança nas ilhas com barracas do Exército como ponto de referência para as pessoas procurarem assistência. O governo não vai sair enquanto a situação não normalizar. Vamos superar este momento difícil e devolver a dignidade à cidade” – Prefeito Sebastião Melo.

Segundo o prefeito, as águas do Lago Guaíba não castigam apenas as cinco ilhas. Outras regiões também enfrentam problemas, como Extremo-Sul, 4º Distrito e Sarandi. “É muito triste, não há uma casa das ilhas que não tenha sido atingida pelas águas”, lamenta Melo.

O prefeito também faz um apelo às famílias para que aceitem o acolhimento oferecido pela prefeitura, já que há previsão de retorno da chuva nesta quarta-feira, 22. Além disso, a tendência é que o vento mude de direção e represe a água. “Apelo para que quem possa fique em casa. Também precisamos de doação de água, material de limpeza e cestas básicas’’, completa.

Abrigos – A Casa do Gaúcho, no Parque Harmonia, é o terceiro ponto de acolhimento para as famílias removidas de suas casas devido à inundação do Guaíba. A GAM3 é parceira da prefeitura na ação. São 150 vagas iniciais, número que pode dobrar, caso necessário. Também recebem famílias o ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) e o 9º BPM da Brigada Militar. Os abrigos emergenciais são coordenados pelas equipes da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).

Trecho 3 da Orla – As quadras esportivas estão interditadas e indisponíveis para agendamento devido à água que subiu e está sobre as quadras de concreto, areia e de grama sintética. O bowl menor da pista de skate também está indisponível para utilização.

Situação de emergência – A partir do decreto publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), é possível simplificar as contratações necessárias para minimizar o impacto da cheia do Guaíba à população.

Doações – O Gabinete da Primeira-Dama solicita como donativos prioritários material de higiene e de limpeza, alimentos não perecíveis e água, das 9h às 17h, até sexta-feira, 24. As doações podem ser entregues no Centro Administrativo Municipal, na rua Gen. João Manoel, 157, no Centro Histórico; e Shopping Total – loja 1019 – Espaço Solidário, na avenida Cristóvão Colombo, 545, bairro Floresta.

Ceic-POA – O Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA) recebeu sete solicitações relacionadas a demandas integradas causadas pela cheia do Guaíba nesta terça-feira. A sala de situação do órgão permanece monitorando a evolução das demandas na Capital.

Água e esgotos – O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) trabalha para minimizar os alagamentos na área do 4º Distrito, decorrentes do transbordamento dos condutos forçados da área. A Estação de Tratamento de Água (ETA) Ilhas permanece inoperante, e os moradores do bairro Arquipélago são abastecidos por meio de caminhões-pipa.

Assistência social – A Fundação de Assistência Social e Cidadania tem 139 pessoas acolhidas em dois abrigos provisórios. O Ginásio do Demhab recebe 93 pessoas, sendo 58 adultos e 35 crianças, enquanto o 9º Batalhão de Polícia Militar recebe 46 pessoas (21 adultos e 25 crianças). Um terceiro abrigo será aberto na Casa do Gaúcho, possibilitando a ampliação de 150 vagas na rede.

Causa Animal – O Gabinete da Causa Animal (GCA) encaminhou 40 cães que vivem nas Ilhas à Unidade de Saúde Animal Victoria e a um abrigo localizado na Restinga, contratado em caráter emergencial. O órgão já está em contato com outros estabelecimentos para a ampliação da rede de acolhimento.

Mobilidade – A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registra 15 pontos de acúmulo de água, em razão da elevação do nível do Guaíba. Destes, dez causam o bloqueio total da via – a maior parte deles na região do 4º Distrito – e dois ocasionam bloqueios parciais. A partir desta quarta-feira, uma operação especial vai atender aos usuários do Trensurb entre as estações Farrapos e Mercado, que seguem fechadas. Serão seis veículos, das 6h às 20h, e 16 nos horários de pico.

Limpeza urbana – Oito garis do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) apoiam o serviço de manutenção de limpeza nos abrigos provisórios coordenados pela Fasc. O trabalho inclui a limpeza geral dos prédios e dos banheiros.

Educação – Três escolas localizadas no bairro Arquipélago ficaram sem aulas nesta terça-feira: EMEI Ilha da Pintada, ECEI Anjo das Flores e ABRASCE Ilha do Pavão.

Saúde – As três Unidades de Saúde localizadas no bairro Arquipélago (US Ilha da Pintada, US Ilha do Pavão e US Ilha dos Marinheiros) permaneceram fechadas nesta terça-feira em razão da cheia do Guaíba.

Nível do Guaíba
Cais Mauá
Atual: 3,41 metros
Cota de alerta: 2,5 metros
Cota de inundação: 3 metros