Porto Alegre, quinta, 28 de novembro de 2024
img

Informativo Conjuntural EMATER RS: SOJA

Detalhes Notícia

 

 

As condições climáticas, predominantemente chuvosas, na maior parte do período e em grande parte do Estado, prejudicaram o avanço do cultivo, resultando na suspensão ou no avanço pouco expressivo da semeadura.

Na Região Sul, a ocorrência de volumes menores de chuvas possibilitou um progresso mais significativo. A área semeada alcançou 25%. Nas lavouras ao Norte, onde incidiram intensas chuvas, houve considerável escorrimento superficial do solo, provocando erosão e formação de sulcos e voçorocas em parte das lavouras recém-semeadas, resultando em compactação nos sulcos de semeadura, além carreamento de sementes e fertilizantes.

Em razão da aproximação do fim da colheita de trigo, da conclusão da operação nas culturas de canola, de cevada e de aveia, bem como da retirada dos animais das propriedades com integração lavoura-pecuária (ILP), as áreas para a soja estão liberadas e prontas para plantio, excetuando-se algumas que precisam de dessecação de manejo.

Devido à previsão de continuidade do quadro climático adverso, caracterizado por janelas muito curtas de plantio, os produtores estão investindo no aumento da capacidade operacional por meio de plantadeiras maiores e turnos ampliados de trabalho para implantar a cultura dentro do período preferencial.