O Projeto Certidão da Vida, lançado em junho deste ano pelo Hospital Moinhos de Vento, é a única iniciativa de um hospital que será levada à 28ª Conferência de Mudança Climáticas da Organização das Nações Unidas (COP28), pelo programa Brasil Pelo Meio Ambiente, criado pela Câmara Americana de Comércio (Amcham). A mobilização da Amcham tem como objetivo reunir e compartilhar as melhores práticas empresariais sobre preservação ambiental no Brasil. A COP28 inicia em 30 de novembro, em Dubai, nos Emirados Árabes.
O Certidão da Vida prevê o plantio de uma árvore para cada criança nascida no hospital até 2027. Até lá, a instituição estima plantar 20 mil mudas, que vão ajudar a neutralizar as emissões de carbono do hospital. Além disso, o projeto quer sensibilizar as famílias envolvidas e influenciar e engajar os fornecedores.
“Foram reunidos 125 projetos de 74 empresas envolvendo um valor de R$12 bilhões. Neste ano, na COP28, essa comissão da Amcham levará essas iniciativas ao evento. O nosso projeto foi um dos escolhidos, o que nos enche de orgulho, pois poderemos servir de exemplo para tantas outras instituições”, diz o superintendente administrativo Evandro Moraes. As mudas do Certidão da Vida são plantadas em uma área de preservação ambiental da Quinta da Estância, em Viamão, na região Metropolitana de Porto Alegre. Neste ano, foi realizado o plantio de cerca de 3,5 mil árvores nativas.
“Nosso propósito é cuidar das pessoas. O que estamos fazendo vai além do cuidado assistencial, que é amplamente reconhecido. Estamos salvando vidas e semeando um futuro mais próspero para as gerações seguintes”, destaca o CEO do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini.
O Certidão da Vida foi contemplado no Top de Marketing 2023, promovido pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil no Rio Grande do Sul (ADVB/RS), na categoria Iniciativas em ESG. A iniciativa também recebeu distinção na categoria Responsabilidade Socioambiental do Prêmio Excelência da Saúde, durante o Fórum Healthcare Conference no Rio Grande do Norte.
Neste ano, o Moinhos de Vento recebeu, pela segunda vez, a certificação máxima – o Selo Ouro – do Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHG) pelo Inventário auditado de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Além disso, é o único hospital do Sul a conquistar o certificado com o ISO 14001:2015.