O Instituto Estadual da Música (IEM) e a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), em parceria com o produtor cultural Marcos Monteiro e o Coletivo Nimba, apresentam a última edição do Chapéu Acústico deste ano: uma homenagem à cantora Loma, que celebra meio século de trajetória artística. O evento acontecerá no Auditório Luís Cosme, da CCMQ, nesta terça-feira (19), às 19h, com entrada franca. O Coletivo Nimba, que promove a diversidade e a cultura através da arte de mulheres negras, também estará presente.
“Afro-gaúcha – Loma: 50 anos de carreira”
A cantora Loma, uma das mais reverenciadas no Rio Grande do Sul (RS), é conhecida por sua fusão de ritmos e gêneros musicais. Loma Berenice Gomes Pereira, ou simplesmente Loma, mistura canções consagradas do cancioneiro regional, latino-americano e brasileiro em seu repertório. Sua carreira teve início na década de 70, com o Grupo Pentagrama, e se consolidou nos Festivais Nativistas Gaúchos a partir da 4º Califórnia de Uruguaiana. Loma participou da maioria dos festivais realizados no RS e recebeu várias premiações e menções honrosas como intérprete.
Em 1980 foi eleita Melhor Cantora da Década em um evento promovido pelo Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF). Com o álbum “Um Mate Por Ti” (RGE), produzido por Ayrton dos Anjos, foi indicada ao Prêmio Nacional Sharp de Música na categoria Cantora Regional. Em 1999, conquistou o Prêmio Açorianos de Música pelo álbum “Além Fronteiras”, sendo reconhecida como Melhor CD e Melhor Intérprete de MPB. Nas edições 2018/2019 do mesmo evento, foi a artista homenageada pelo Conjunto da Obra, reunindo os destaques de seus 46 anos de carreira.
Sobre o Coletivo Nimba
O Coletivo Nimba é composto por mulheres de diversos segmentos culturais e, desde 2018, promove saraus que destacam a expressão artística da mulher afro-diaspórica por meio da música, dança e teatro. Iniciativas como o sarau “A Única Negra”, um encontro poético-musical tradicional que promove e divulga o trabalho de artistas negras, e a série “Bate-Papo Nimba”, que proporciona momentos de diálogo e troca de conhecimentos sobre temas de interesse do universo negro feminino, buscam fortalecer a autoestima das mulheres e promover o crescimento coletivo.
Serviço
“Afro-gaúcha – Loma 50 anos de carreira”
Data: 19/12 – terça-feira
Horário: 19h
Local: Auditório Luís Cosme , na CCMQ – Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre/RS