A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) lançou hoje (18/07), a segunda etapa da campanha “O Poder de Duvidar”, voltada ao combate da disseminação de notícias falsas (fake news). A iniciativa conta com o apoio do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS). O Poder Judiciário Estadual foi representado na ocasião pelo 2º Vice-Presidente do TJRS, Desembargador Sérgio Miguel Achutti Blattes. Pela Justiça Eleitoral, esteve o Presidente do TRE/RS, Desembargador Voltaire de Lima Moraes.
O Desembargador Blattes destacou que as fake news sempre existiram, mas que, com as redes sociais, ganharam um potencial de ampla proporção. Para o magistrado, é preciso avaliar e questionar a informação antes de repassa-la. “O que é fake news? Uma notícia falsa ou deturpada. Mas não só isso, também é a manipulação da informação. Temos que ter uma atenção redobrada e a principal missão é ensinar o pessoal a duvidar. O poder de comunicação mantém o rumo da sociedade”, afirmou.
Presidente da ARI, o Jornalista José Nunes revelou que a campanha foi iniciada em abril e que a entidade de classe considerava importante realizar este combate. “O poder da dúvida é da sociedade. As pessoas têm que procurar se informar com o jornalista profissional, valorizando o profissional formado e com credibilidade”, ressaltou.
“O Estado Democrático de Direito não convive com falsidades. Ele deve conviver acima de tudo com a verdade, seja ela dolorida ou não. Mas, principalmente, de afirmação da nossa democracia. Por isso, a imprensa tradicional assume um papel relevante como um dos pilares fundamentais de sustentação do Estado Democrático de Direito e do aperfeiçoamento da nossa democracia”, considerou o Presidente do TRE/RS, Desembargador Voltaire de Lima Moraes.
Ao final do evento, que foi realizado na sede da ARI, em Porto Alegre, o Professor Alisson Coelho falou sobre “Desinformação e democracia: Inteligência Artificial em tempo de Fake News”. “No Brasil, temos muito acesso e pouca capacidade de verificar as informações. Por isso a educação é tão importante. É válida a batalha de uma campanha pela educação, que faça com que as pessoas recebam a informação de forma crítica”.
Também participaram do evento os Jornalistas Armando Burd (idealizador da campanha), Luiz Adolfo Lino de Souza e Cláudio Brito, todos conselheiros da ARI, o Presidente da Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (ACEG), Rogério Amaral, além de Jornalistas que prestigiaram o encontro.