Porto Alegre, quinta, 21 de novembro de 2024
img

Francisco Turra será incluído no Hall da Fama da Avicultura Latino-Americana

Detalhes Notícia

O ex-ministro da Agricultura Francisco Turra, atual presidente do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), será incluído no Hall da Fama da Avicultura Latino-Americana durante o congresso OVUM, que acontece de 12 a 15 de novembro em Punta del Este, no Uruguai. A homenagem reconhece a trajetória de Turra na agricultura e na pecuária, especialmente suas contribuições ao desenvolvimento da avicultura nacional e internacional.

Filho de pequenos produtores rurais de Marau, no Norte do Rio Grande do Sul, Francisco Turra teve uma trajetória de sucesso no setor público antes da carreira no setor privado. Foi deputado estadual constituinte, deputado federal, além de ministro da Agricultura no primeiro governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1998.

Ao ser escolhido para liderar as agroindústrias produtoras de frango brasileiras, Turra tornou-se conhecido no mundo todo. Depois de unir as cadeias da avicultura e suinocultura, como presidente executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal, percorreu quase 100 países abrindo mercados, superando bloqueios internacionais e divulgando a produção agrícola nacional.

Em mais de uma década comandando a ABPA, a humildade e a resiliência de quem é criado no interior o fizeram admirado e respeitado nas mais importantes rodas de negócios do mundo. A paixão e o trabalho levaram o Brasil a ser o segundo maior produtor e o maior exportador de carnes de aves e um dos três maiores produtores e exportadores de carne suína do planeta.

Como ministro da Agricultura, Turra implantou programas para modernizar propriedades rurais e estimular a produção de insumos para a avicultura e outros setores, alcançando recordes de produção. Em 2008, assumiu a então Associação Brasileira dos Exportadores de Frango (ABEF), onde implementou estratégias para fortalecer a capacidade exportadora do setor, como o mecanismo de distribuição de cotas para exportações à União Europeia, que reduziu custos e abriu novos mercados, incluindo negociações com a China para exportação de carne de frango.

Posteriormente, Turra liderou a fusão da ABEF com a União Brasileira de Avicultura, formando a Ubabef e, em 2014, unificando a avicultura e a suinocultura na atual Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Sob sua liderança, o setor registrou crescimento nas exportações, com um aumento de 246% na receita de carne de frango e de quase 450% na de carne suína. Turra também expandiu o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS), englobando a suinocultura e promovendo a ABPA no maior evento setorial do país, além de coordenar a gestão de crises durante a Operação Carne Fraca.