Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

Luis Fernando Verissimo – O Filme será lançado na 70ª Feira do Livro de Porto Alegre

Detalhes Notícia
Documentário dirigido por Luzimar Stricher será exibido no dia 17 de novembro, no Auditório Barbosa Lessa, com entrada franca. Foto: Arquivo Stricher Filmes - Divulgação

 

 

Luis Fernando Verissimo – O Filme será lançado no dia 17 de novembro, integrando a programação da 70ª Feira do Livro de Porto Alegre. Com roteiro e direção da documentarista Luzimar  Stricher, o longa-metragem aborda a vida e a vasta e versátil obra de Verissimo – cronista, romancista, cartunista, roteirista e músico, expoente da cultura brasileira contemporânea. A sessão será  realizada às 17h30 no Auditório Barbosa Lessa – Espaço Força e Luz, com entrada franca.

O documentário, produzido ao longo de dez anos, concorreu no 51º Festival de Cinema de Gramado. Verissimo conta sua história desde a infância, e a timidez e o humor fino que o caracterizam dão o tom dos depoimentos. Personalidades da cultura brasileira – os irmãos Chico e Paulo Caruso, Jorge Furtado, Jô Soares, Ziraldo e Zuenir Ventura –, colegas de trabalho e intelectuais falam sobre Verissimo e sua obra e relatam episódios que ressaltam seu humanismo e talento e sua capacidade de dizer muito falando pouco.

Um dos maiores cronistas brasileiros, Verissimo é um homem de poucas palavras, enorme cultura e múltiplos interesses. Quieto, observador e crítico, é conhecido e admirado pela habilidade em retratar a sociedade com olhar sagaz e humor inteligente. A vida em família, o casamento, as relações sociais, a economia, a política e os políticos, tudo é assunto para a prosa de Verissimo, mestre em abordar temas complexos e apresentar análises profundas em textos agradáveis, fáceis de ler, divertidos e concisos. O refinamento e a concisão também caracterizam seus cartuns de traços despojados.

Verissimo é autor de uma vasta obra de crônicas, romances, cartuns e livros infanto-juvenis publicados no Brasil e em mais de 20 países. Muitos de seus textos foram adaptados para cinema,  televisão e teatro. Seu trabalho é tema de teses e dissertações. Entre seus vários best-sellers estão Comédias da vida privada (adaptada para uma série da TV Globo), Gula: o clube dos anjos, As mentiras que os homens contam e O analista de Bagé. Suas crônicas e cartuns apresentaram personagens memoráveis, como Ed Mort, O Analista de Bagé (um dos personagens mais populares da literatura brasileira), A Velhinha de Taubaté, Família Brasil e As Cobras. Seus romances revelam a extraordinária capacidade de lidar com diversas linhas narrativas, sempre com uma dose de  humor.

O documentário realizado pela Stricher Filmes tem Alfredo Barros na montagem, Bruno Polidoro e Fernanda Maria da Costa na direção de fotografia e Lúcia Brito na edição de texto. A trilha sonora original é de Marlene Pastro, com participação da banda Jazz 6.

A produção teve financiamento pela LIC – Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e patrocínio do Grupo Elevato, Stihl e Zaffari.

Como projeto cultural, Luis Fernando Verissimo – O Filme pretende sensibilizar o público para a importância da literatura, incentivar a leitura e a formação de novos leitores, além de enriquecer o  acervo de memória da cultura brasileira, sendo um legado para as próximas gerações.

A diretora Luzimar Stricher tem formação em psicanálise; como documentarista, produziu cinebiografias de grandes nomes da literatura brasileira, entre esses Erico Verissimo, Mario Quintana, Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira. Para realizar Luis Fernando Verissimo – O Filme, a diretora acompanhou o autor pelo país, registrando palestras e shows, e teve acesso a seu  imenso arquivo pessoal, guardado em casa por cinco décadas, até o final de 2017, quando foi doado para uma universidade gaúcha. O documentário apresenta parte do material do acervo  digitalizado por Luzimar.

Serviço

Luis Fernando Verissimo – O Filme, documentário, 120 minutos, roteiro e direção de  Luzimar Stricher

Data: 17 de novembro, domingo, às 17h30

Local: Auditório Barbosa Lessa – Espaço Força e Luz, rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico de Porto Alegre

Entrada franca, por ordem de chegada, de acordo com a capacidade do espaço