O poeta Ronald Augusto estreia na prosa com o livro O regresso pela porta de marfim, pela editora Ogum. Em sua primeira incursão nesse gênero literário, ele traz narrativas breves, “mas nem por isso rasas, convidando o leitor para uma prosa poética na brevidade de um gênero que gosta da demora, sem deixar de ser profundo”, garante o autor.
A Biblioteca Pública do Estado, realiza o evento “Conversando sobre O REGRESSO PELA PORTA DE MARFIM – Lançamento do livro de Ronald Augusto”, às 19h, no Salão Mourisco. Haverá um bate-papo, com a presença dos escritores Paulo Damin e Augusto Quenard, e uma leitura de trechos do livro pelo autor, seguido de sessão de autógrafos. A entrada é gratuita.
Ronald Augusto é poeta, professor, ensaísta e crítico de poesia. Licenciado em Filosofia (UFRGS), Mestre e doutorando em Letras: Teoria, Crítica e Comparatismo (UFRGS). É autor de, entre outros, “Homem ao Rubro” (1983), “Puya” (1987), Kânhamo (1987), “Vá de valha” (1992), “Confissões aplicadas” (2004), “No assoalho duro” (2007), “Cair de costas” (2012), “Oliveira Silveira: poesia reunida” (2012), “Decupagens assim” (2012), “A contragosto do solo” (2020), “Tornaviagem” (2020), “O leitor desobediente” (2020), “Crítica parcial” (2022) e “E mais não digo” (2023). Em 2022, em parceria com o Instituto Estadual do Livro (IEL), organizou a edição especial de “Oliveira Silveira: obra reunida”, que celebra um dos mais importantes nomes da literatura afro-brasileira.
Participantes:
Augusto Quenard nasceu em 1984. Formou-se em Letras, fez mestrado em Literatura Comparada, especialização em Tradução e, atualmente, é doutorando no curso de Escrita Criativa da PUC. Publicou o livro de poemas “Cá, eu, lá” (Ipê Amarelo), a antologia de crônicas “A vida inteligente do planeta Terra” (Revista Menas), e o romance “Condomínio Aquário” (Urutau, 2023).
Paulo Damin publicou, entre outros, o romance “Adriano Chupim”, em 2021. Publica crônicas em revistas e portais online. Neste ano, pela Editora Coragem e Matinal Jornalismo, irá sair a obra “A lenda do corpo e da cabeça”.
Serviço:
Quando: 26 de março, às 19h
Onde: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190, no Centro
Histórico de Porto Alegre)
Entrada gratuita