A Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA) e o Instituto APPOA promovem, de 8 a 10 de novembro, na Associação Leopoldina Juvenil (rua Marques do Herval, 288 – Bairro Moinhos de Vento/Porto Alegre), o Congresso Internacional “Psicanálise e o Espírito do Nosso Tempo”. O evento, que marca os 30 anos da APPOA, pretende promover o entrelaçamento de ideias essenciais para a psicanálise e para a cultura, levantando algumas questões fundamentais para os psicanalistas em sua práxis na escuta de pacientes. “Um psicanalista deve estar à altura de seu tempo. Senão, como escutar as falas que lhe são endereçadas cotidianamente? Afinal, a prática que se sustenta na transferência implica abertura para o novo”, destacam os realizadores do congresso.
Psicanalistas e intelectuais de diferentes formações no Brasil, nos países da América Latina e na Europa participarão desse debate. O congresso terá como conferencistas os psicanalistas franceses Roland Chemama e Marc Darmon, o professor da Unicamp, tradutor e crítico literário Márcio Seligmann, o doutor em Letras, escritor e tradutor Donaldo Schüler e a psicanalista Maria Rita Khel.
Durante os três dias do congresso, que também marca as comemorações dos 30 anos da APPOA, serão realizados debates, apresentações de trabalhos, lançamento de livros e a exposição de fotografias “Quando um livro se torna álbum de família”, do fotógrafo Luiz Eduardo Robinson Achutti. As imagens marcam a intervenção do Museu das Memórias (In)Possíveis no trabalho do fotógrafo que, em 1995, registrou a primeira experiência no Brasil de seleta coletiva de lixo, organizada por um grupo de mulheres que ficou conhecido como as Catadoras da Vila Dique. Passadas mais de duas décadas, a mostra atualiza esta memória com a mediação do museu virtual Museu das Memórias (In)Possíveis (ainda em fase de atualização, o museu tem sua inauguração oficial prevista para o início de 2020).
Na sexta-feira (8), ocorrerá o lançamento dos seguintes livros:
A denegação do mestre – Os discursos da dominação e o mal-estar contemporâneo (Editora Artes&Ecos) – Cleuza Bueno
Luz e Tempo. Ato e Repetição (Editora Escuta ) – Ana Costa
Mal-estar em tempos sombrios – Revista da APPOA nº 51/52 (Editora APPOA) -Vários autores
Perversões: o desejo do analista em questão (Appris Editora) – Norton Cezar Dal Follo da Rosa Júnior
Psicanálise ao avesso – sujeito e discursos – Revista da APPOA nº 53 (Editora APPOA) – Vários autores
Psicanálise e Teoria Política Contemporânea – (Annablume Editora) – org. André Oliveira Costa, Gabriela Gomes Costardi e Paulo Cesar Endo
Psicologia em reprodução assistida (Editora dos Editores) – Org. Julieta Quayle, Lia Mara Netto Dornelles e Débora Marcondes Farinati
Mais informações e a programação completa do evento podem ser acessada no site da APPOA