Porto Alegre, quinta, 25 de abril de 2024
img

RS: SBT realizou nesta quinta-feira a primeira edição do SBT Start. Rio Grande do Sul está em segundo lugar do ranking brasileiro de Startups

Detalhes Notícia

Notice: Trying to get property 'post_excerpt' of non-object in /home/felipevieira/www/site/wp-content/themes/felipevieira/detalhes-noticia.php on line 263

São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais formavam a tríade de Estados líderes em número de startups desde 2015, de acordo com levantamento anual da Associação Brasileira de Startups (Abstartups). Mas a hegemonia acabou com a divulgação, em abril deste ano, do último relatório da entidade, que apontou o Rio Grande do Sul no segundo lugar do ranking, com 951 startups, ficando atrás apenas de São Paulo (3.671) desde dezembro de 2018. O dado apresenta uma mudança importante do ecossistema no País e é fruto de um conjunto de ações que envolve iniciativa pública, instituições de ensino e de fomento ao empreendedorismo atuantes e grandes empresas que voltaram seu olhar para os pequenos em busca de inovação. Conectado com este momento da economia gaúcha, o SBT promoveu nesta quinta-feira, 14, a primeira edição do SBT Start, um painel de debate sobre temas como desburocratização e investimentos para startups. Diante do cenário econômico de profunda transformação, que tem acelerado a criação de novos empreendedores, essa discussão é relevante à medida que pretende fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo no Rio Grande do Sul e criar soluções reais adaptadas ao mercado e a vida das pessoas.

WhatsApp Image 2019-11-15 at 00.06.09 (4)

Eduardo Glitz, Jorge Krug, Francisco Hauck e Elise Kaspary

O SBT Start aconteceu em Porto Alegre, no Lounge Áudio Porto na Fábrica do Futuro e teve o apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Os painelistas foram Alexandre Rovinski Almoarqueg (Coordenador do LabInova da Seplag), Eduardo Glitz (Sócio da StartSe), Francisco Hauck (Co-fundador da Fábrica do Futuro), Jorge Krug (Diretor de Tecnologia da Informação e Inovação do Banrisul), Elise Kaspary (Superintendente Executiva de Política de Crédito e Análise de Risco do Banrisul), Patrícia Palermo (Economista-chefe da Fecomércio-RS) e Leandro de Piano (CFO da Warren Brasil), com mediação de Felipe Vieira, apresentador do SBT Rio Grande 2ª Edição, interagindo e envolvendo o público convidado, formado por empreendedores, empresários, gestores públicos e lideranças de entidades e acadêmicas.

WhatsApp Image 2019-11-15 at 00.06.03 (1)

Leandro Piano concede entrevista ao SBT.

Informações da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) indicam que o aumento do número de startups no Estado foi impulsionado por iniciativas de diferentes frentes atuando em conjunto: empresas privadas, públicas, do terceiro setor, instituições de ensino e aceleradoras. Dentre esses agentes, é possível ressaltar a participação dos polos tecnológicos – que ao total são 13 no estado – com destaque para o Tecnopuc e Tecnosinos, que tiveram importância significativa para esse crescimento. Hoje, essas duas instituições contam com 200 empresas de tecnologia e são responsáveis por gerar mais de 10 mil empregos. Entre as cidades com maior número de startups, a região sul também aparece entre os destaques, em 3º lugar com Porto Alegre (543 startups), perdendo apenas para São Paulo (2.282) e Rio de Janeiro (627).

WhatsApp Image 2019-11-15 at 00.06.08 (1)

Patricia Palermo, Alexandre Rovinski Almoarqueg e Leandro Piano

Com uma expansão significativa como essa, é possível constatar que o setor de TI se encontra em um cenário promissor no estado e no Brasil, impulsionado pelo apoio e incentivo financeiro e técnico desses diferentes agentes. Além disso, é válido salientar que esse crescimento também ocorreu devido às estratégias de mercado adotadas pelas startups gaúchas, pois essas atuam de forma equilibrada em diferentes segmentos, como: 5,8% no varejo/atacado; 5% em educação; 4,7% em saúde e bem-estar; 3,9% em finanças; 3,3% em desenvolvimento de softwares; 3,4% em serviços profissionais; 3% em gestão; 3% em mobilidade urbana; 3% em agronegócio; 2,6% em comunicação; 2,6% em eventos e turismo e 2,6% em marketing.

WhatsApp Image 2019-11-15 at 00.06.07

Carlos Toillier

Seja com atuação local ou global, o mercado é favorável para o desenvolvimento de startups. “Vivemos um momento de grandes transformações. Nossa crença no SBT é de sermos protagonistas nesse momento, cada vez mais relevantes, co-criativos e sempre em movimento. O SBT Start é mais uma frente de aprendizado, troca e avanços que propomos ao mercado para abrir os caminhos do crescimento ao polo de startups gaúchas.”, celebra Carlos Toillier, Diretor de Mercado e Inovação do SBT no Rio Grande do Sul.

WhatsApp Image 2019-11-15 at 00.06.09 (3)

Um público atento compareceu ao Lounge Áudio Porto, na Fábrica do Futuro.

 

(Equipe do Site com informações do SBT, O Estado de São Paulo e Softdesign)