Porto Alegre, quinta, 25 de abril de 2024
img

Porto Alegre: Dia da Consciência Negra terá marcha, debates e música

Detalhes Notícia

Notice: Trying to get property 'post_excerpt' of non-object in /home/felipevieira/www/site/wp-content/themes/felipevieira/detalhes-noticia.php on line 263

Dia 20 de novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra. Para marcar a data e encerrar a programação da 29ª Semana da Consciência Negra, nesta quarta-feira será realizada mais uma edição da Marcha Zumbi dos Palmares, com saída às 18h30 do Largo Glênio Peres em direção à avenida Borges de Medeiros e à Rua José do Patrocínio, até o Largo Zumbi dos Palmares, na Cidade Baixa. A caminhada será acompanhada por ritmistas de escolas de samba.

O início da programação será às 14h, em uma roda de conversa sobre mercado de trabalho, no Largo Zumbi dos Palmares, com a participação da equipe do Sine Municipal. No local, também haverá Feira de Afroempreendedores, atividades esportivas e de lazer para crianças, debates e painéis sobre juventude negra e ancestralidade e projeto Livro Andarilho. Após a chegada da marcha, serão realizados um show de Preta Guedes e baile do Projeto Expresso Black.

Para o coordenador da Unidade de Direitos da Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (Smdes), Rodimar Silva da Silva, o 20 de setembro é marcante pela história e pelo presente. “É um dia de reflexão para uma análise do que ainda é preciso evoluir nas conquistas dos direitos do povo negro e um marco da luta pela igualdade racial”, enfatiza.

Consciência Negra e Zumbi – O Dia Nacional da Consciência Negra foi instituído no Brasil pela lei 12.519, de 10 de novembro de 2011. Está incluído na Semana da Consciência Negra e tem como objetivo um reflexão sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira. A data foi escolhida como homenagem a Zumbi dos Palmares, que morreu em 20 de novembro de 1695, lutando pela liberdade do seu povo. Líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi foi um personagem que dedicou a vida ao combate à escravatura no período do Brasil Colonial.

Os quilombos eram regiões que tinham a função de lutar contra as doutrinas escravistas e conservar elementos da cultura africana no Brasil. No Palmares, viviam mais de 30 mil escravos foragidos dos engenhos de açúcar de Pernambuco.

PROGRAMAÇÃO
Quarta-feira, 20 de novembro – Largo Zumbi dos Palmares

14 horas:

Sine Municipal em roda de conversa sobre mercado de trabalho e agendamento para emissão de carteiras de trabalho

Feira de Afroempreendedores

Ônibus Brincalhão – atividades esportivas para crianças

Painel Fortalecendo a Luta contra o Extermínio da Juventude Negra

Integrando Saberes – Histórias da ancestralidade negra

15 horas:

Projeto Livro Andarilho

20 horas:

Chegada da Marcha Zumbi dos Palmares

Show de Preta Guedes e Baile do Projeto Expresso Black