Porto Alegre, terça, 23 de abril de 2024
img

Itália confirma condenação à prisão perpétua de Battisti; do Correio do Povo

Detalhes Notícia

Notice: Trying to get property 'post_excerpt' of non-object in /home/felipevieira/www/site/wp-content/themes/felipevieira/detalhes-noticia.php on line 263
Battisti ficou exilado no Brasil até ser extraditado em dezembro de 2018

Battisti ficou exilado no Brasil até ser extraditado em dezembro de 2018 | Foto: Gabriela Bilo / Estadão Conteúdo / CP Memória

 

O Tribunal de Cassação italiano confirmou nesta terça-feira a sentença de prisão perpétua de Cesare Battisti, o ex-ativista de extrema esquerda condenado por quatro assassinatos cometidos na década de 1970. O tribunal superior declarou inadmissível o recurso apresentado por Battisti contra o tribunal de apelação de Milão que, em 17 de maio, negou que sua pena fosse comutada para 30 anos de prisão.

O ex-ativista de extrema esquerda fugiu para a França, e depois viveu anos no Brasil sob proteção do governo de esquerda de Luís Inácio Lula da Silva, vindo a ser capturado na Bolívia em janeiro e extraditado em seguida para a Itália.

Depois de retornar à Itália, ele foi transferido para uma prisão de alta segurança, onde está cumprindo sua sentença. Semanas após a prisão, admitiu a um juiz italiano sua responsabilidade pelos quatro assassinatos cometidos na década de 1970 e disse ter se arrependido por acreditar na luta armada.

Na Itália, a prisão de Battisti foi aplaudida pela direita e pela esquerda, em particular porque o ex-chefe do grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC) sempre alegou sua inocência e nunca expressou arrependimento por seus atos.

Clique aqui e leia a reportagem completa no Correio do Povo.