Porto Alegre, sexta, 26 de abril de 2024
img

Música: Renan Franzen, compositor musical, é indicado em dois festivais internacionais Caixa de entrada x

Detalhes Notícia

Notice: Trying to get property 'post_excerpt' of non-object in /home/felipevieira/www/site/wp-content/themes/felipevieira/detalhes-noticia.php on line 263

O compositor musical, Renan Franzen, conquistou neste mês de novembro a indicação para dois grandes prêmios na categoria música original para audiovisual. Na última semana, Renan marcou presença no Internacional Film Music Festival e na XIV edição do Jerry Goldsmith Awards, sediada em Úbeda, Espanha. O conceituado prêmio Jerry Goldsmith Awards, consolidado internacionalmente após adquirir reconhecimento entre artistas e fãs, tem como objetivo valorizar o trabalho de músicos do setor audiovisual (cinema, televisão, publicidade ou outras áreas). O festival tem um olhar atento também para que está em ascensão na carreira – novos compositores. Ele ocorre durante o Film Music Festival, e foca a premiação no reconhecimento em música original composta para o audiovisual em nove categorias: longa metragem, curta-metragem, videogame, documentário, televisão, artes cênicas, publicidade / promoção, criação e música gratuitas -, além de um décimo prêmio de melhor compositor de cada edição.

19_11_17 Indicados ao Premio Jerry Goldsmith Awards Crédito Foto Divulgação Internacional Film Music Festival 03

Indicados ao Premio Jerry Goldsmith Awards Foto: Internacional Film Music Festival

Renan Franzen foi o único brasileiro indicado na edição deste ano e na categoria Best Score for TV com música original para a série Necrópolis, dirigida pelos gaúchos Gabriel Faccini e Tiago Rezende, da Verte Filmes. Concorreu ao lado de profissionais e trabalhos de peso como o seriados: ‘La Casa de Papel – Season 3’ – Ivan Martinez Lacamara and Manel Santisteban (Spain); ‘The Umbrella Academy’ – Jeff Russo (USA), responsável pela série Fargo, Lucifer, Santa Clarita Diet; ‘ZOMBIELARS’ – John Erik Kaada (Noruega); ‘The Dragon Prince Season 1’ – Freddie Wiedmann (USA); ‘Carnival Row’ – Nathan Barr (USA); ‘Good Omens’ – David Arnold (UK), que assinou a composição musical de Independence Day e alguns filmes do 007; ‘Victor Hugo. Enemy of the State’ – Etienne Forget (France); ‘Vida Privada’ – Jordi Nus (Spain); ‘The Boys’ – Christopher Lennertz (USA),  fez a música original das séries Supernatural, Agente Carter e Perdidos no Espaço, 2019.

No mesmo clima de único brasileiro indicado, o compositor ainda concorreu o no X Hollywood Music in Media Awards, evento que premia e homenageia músicas originais em todas as mídias visuais do mundo, incluindo filmes, TV, videogames, trailers, anúncios comerciais, documentários e programas especiais.

Nascido em Los Angeles, Estados Unidos, epicentro da indústria e onde a maioria dos compositores ativos residem por lá, o HMMA reúne celebridades importantes da área, não apenas compositores em si, mas agentes, executivos de estúdio e produtores. Além de dar espaço aos artistas independentes e influentes da música emergentes de todo o mundo por contribuições criativas e inovadoras. O prêmio foi criado como um órgão de votação estatutário de profissionais de entretenimento e jornalistas para ajudar na seleção de vencedores de categorias de nomeação designadas no Hollywood Music In Media Awards. O HMMA também inclui um Conselho Consultivo composto por profissionais de várias facetas do entretenimento, incluindo, entre outros, Sociedade de Compositores e Letristas (SCL), Academia de Televisão, Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS), Academia de Gravação (NARAS), Songwriters Hall of Fame (SHOF), realizando organizações de direitos, jornalistas e executivos de música.

Renan foi indicado para a categoria Main Title – TV Show (Foreign Language) com o tema de abertura da série Necrópolis. Nomes expressivos da indústria como Alexandre Desplat (Budapest Hotel, Shape of Water), John Debney (Iron Man 2, Jungle Book, A Paixão de Cristo, Sin City), Howard Shore (Trilogia do Senhor dos Anéis e O Hobbit, Silêncio dos Inocentes) já passaram pelo Hollywood Music in Media Awards. Pela especificidade do festival, só de música original, o Jerry Goldsmith Awards é um evento que reúne todo mundo que trabalha com música para audiovisual, especialmente na Europa e Estados Unidos, que têm carinho por esta premiação. Digamos que ter um ‘Jerry’ é uma honra. Participar do evento só me trouxe mais certeza de que todos profissionais que compõe música para audiovisual conhecem a premiação e tem um carinho por ela. Estar entre os finalistas na categoria Best Score for TV foi fantástico, ainda mais num festival que tem uma curadoria feita por pessoas que são fãs do ofício. O ponto alto, definitivamente, revelou-se a troca de experiências e histórias entre os indicados. O que fica é que, independente do porte do projeto e sua localização no mundo, todos nós passamos pelos desafios, dúvidas, frustrações, e alegrias semelhantes nos projetos. O ponto baixo, claro, foi o ‘Jerry’ ir para La Casa de Papel. Brincadeiras à parte, todos estavam genuinamente muito felizes por terem sido nomeados a um prêmio neste festival. Foi uma noite muito especial”, revela Renan Franzen.

 

Clique nos links abaixo e acompanhe o trabalho de Renan Franzen nas redes sociais

Tema de Abertura Necrópolis

Necrópolis

IMDb

Insta: @rfranzen