Porto Alegre, quinta, 18 de abril de 2024
img

Porto Alegre: Próxima edição do Débats d’idées será com a artista francesa Androula Michael

Detalhes Notícia

Notice: Trying to get property 'post_excerpt' of non-object in /home/felipevieira/www/site/wp-content/themes/felipevieira/detalhes-noticia.php on line 263

No dia 28 de novembro, às 15h, a artista francesa Androula Michael participa do próximo Débats d’idées promovido pela Aliança Francesa Porto Alegre. Intitulado O artista enquanto historiador da arte: estratégias contra os apagamentos da memória, o evento acontece no Centro Cultural da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333). O bate-papo conta com tradução consecutiva, tradução para a Língua Brasileira dos Sinais (LIBRAS) e tem entrada gratuita.

O Débats d’idées com Androula Michael acontece dentro da programação do colóquio internacional Apagamentos da memória na arte, que ocorre de 28 a 30 de novembro, e comemorará os 85 anos da UFRGS. O tema central deste encontro visa colocar em xeque e discutir diferentes posições teóricas e artísticas que afloram de pesquisas que abordam essas transformações referentes à memória.

O colóquio Apagamentos da memória na arte busca discutir os espaços escondidos, as geografias territoriais e humanas olvidadas na história cultural do presente, os esquecimentos, lacunas e vazios que as diversas histórias deixam entrever, sendo eles assuntos emergentes e urgentes nas sociedades contemporâneas, em especial no Brasil.

Androula Michael (UPJV, França) possui formação em filosofia pela Kapodistrian

University of Athens, e em museologia pela École du Louvre, com doutorado em História da Arte na University of Paris I Panthéon-Sorbonne. Atua como curadora e historiadora da arte, sendo vice-diretora do Centro de Pesquisa CREA da Université de Picardie Jules Verne (UPJV), em Amiens, França, onde é professora. Entre suas principais publicações, estão: Picasso — Propos sur l’art (Gallimard), coleção Art et Artistes (Paris, 1998), Picasso poète (Les beaux-arts Editions, Paris, 2008)e Les happenings de Jean-Jacques Lebel (Hazan Editions, Paris, 2009).

O Débats d’idées com Androula Michael é uma realização da Aliança Francesa Porto Alegre e Ministério da Cidadania por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Timac Agro e coprodução da UFRGS.

 

SERVIÇO

O que: Débats d’idées com a artista francesa Androula Michael

Quando: 28 de novembro, às 15h

Onde: Centro Cultural da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333)

Inscrições para participar do evento podem ser feitas pelo site https://www.ufrgs.br/difusaocultural/.

 

ENTRADA FRANCA