Porto Alegre, terça, 23 de abril de 2024
img

Lendas e deuses africanos inspiram jantar anual da AG.Afro

Detalhes Notícia

Notice: Trying to get property 'post_excerpt' of non-object in /home/felipevieira/www/site/wp-content/themes/felipevieira/detalhes-noticia.php on line 263

O primeiro jantar anual da Associação Gaúcha de Afroempreendedores – Ag.Afro chega repleto de sabores, cores e criatividade. O encontro se realiza, no dia 30 de novembro, em Porto Alegre, e tem como objetivo reunir pessoas identificadas com a causa afroempreendedora em uma noite repleta de deliciosas e inspiradoras atrações. O cardápio é assinado pelos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) com curadoria da coordenadora do curso, professora Luana Teles, e da jornalista Rejane Martins. Os pratos são inspirados nas comidas dos orixás mais populares no Brasil a partir da obra de Jorge Amado.

A programação começa às 19h com cerimonial de abertura seguido de jantar e apresentações da violinista Izandra Machado (com obras de compositores negros) e da cantora Andrea Cavalheiro (soul music), além de show de percussão.

Toda a ambientação da noite seguirá o tema geral do menu e cada mesa vai homenagear um dos 12 orixás apresentados de forma muito especial por Mauricio Pestana em sua obra infantil “Lendas e Deuses da África”. São doze livros que trazem lendas dos deuses e mitos africanos populares em todas as regiões do país, enraizados na cultura brasileira. As narrativas revelam a importância da pluralidade cultural na formação do nosso povo, sem o traço e o estereótipo de alguns deuses descritos em outras publicações. As publicações contam com participações especiais de Wilson Simoninha, Lázaro Ramos, Adriana Lessa e da cantora Margarete Menezes, entre outras personalidades do meio artístico-cultural.

Esta é a primeira edição do evento, que promete ser anual. Segundo a diretora de sustentabilidade da AG.Afro, Onilia Araújo, o jantar abre uma série de atividades que têm como foco o fortalecimento e o networking entre os empreendedores negros gaúchos. “Nosso projeto é ousado, mas sabemos do potencial que temos”, afirma. O Jantar Anual da AG.Afro é aberto a todos os interessados em conhecer as ações e os propósitos da associação bem como contribuir para seu fortalecimento.

SERVIÇO
1° Jantar Anual AG.AFRO
Lendas e Deuses Africanos
30 de novembro – sábado – 19h
Sogipa – Salão Bremen
Rua Barão de Cotegipe, 415
Valor por pessoa R$ 200 (bebidas à parte)
Reservas e mais informações: 51 98926 3183 com Cintia

Menu:

ENTRADA:

Mix de folhas verdes, camarão salteado no dendê e vinagrete de feijão

Fradinho

Principal 1:

Peixe branco, farofa de côco com banana e pesto de coentro com salsa

Principal 2:

Medalhão de filé com roti, aligot de canjiquinha com quiabo e cenoura grelhado

SOBREMESA:

Trio:

Baba de moça, faroja de castanha de caju

Mini manjar com calda de frutas vermelhas

Sorvete de goiaba com gengibre e tuile com raspas de limão