Porto Alegre, domingo, 24 de novembro de 2024
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Serviços essenciais funcionam nos feriados de Natal e Ano Novo

Detalhes Notícia
Porto Alegre, RS 01º.11.2018: Na manhã desta quinta-feira (1º), foi realizado junto ao Largo Glênio Peres, na região do bairro Centro Histórico, o ato de Instalação dos Contêineres da Coleta Seletiva, evento que contou com a participação do secretário de Serviços Urbanos de Porto Alegre, Ramiro Rosário. Hoje, 45 coletores começam a ser instalados na região para coleta automatizada de recicláveis, a Seletiva no Contêiner. A instalação será finalizada até a madrugada do dia 2. Foto: Ricardo Giusti/PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre manterá o atendimento à população nos feriados de Natal, 25, e Ano Novo, 1º, com regime de plantão nos órgãos que desempenham serviços essenciais. A prefeitura também publicou decreto sobre o expediente no período das festas de final de ano. Veja aqui.

156 POA – Atendimento 24 horas, todos os dias da semana (inclusive nos feriados), para solicitações de serviços, como poda de árvores, iluminação pública, conservação de vias, coleta de lixo, esgoto pluvial, serviços de trânsito, água, esgoto sanitário, denúncia de vandalismo e outras demandas.

Ceic – O Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic) opera 24 horas por dia. O videomonitoramento, por meio de mais de mil câmeras, acompanha a mobilidade urbana e a segurança pública, além dos serviços de saúde e limpeza urbana. O Ceic também opera no atendimento a situações de risco e emergência.

Trânsito e Transporte –  A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que nos feriados de Natal e Ano Novo, 25 de dezembro e 1° de janeiro, as linhas de ônibus da Capital circularão com tabela horária de domingo. Os horários e itinerários das linhas podem ser acessados diretamente no site da EPTC , na aba “Serviços”.

A equipe de atendimento ao cidadão, no número 118, permanecerá com atendimento 24 horas nos dois feriados. A loja do TRI não terá atendimento ao público nos dia 24 e 31, funcionará com expediente interno.

Saúde – Os prontos atendimentos e hospitais do município – Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) – permanecerão abertos 24 horas para atender a população. As unidades de saúde e farmácias distritais funcionam normalmente até as 12h dos dias 24 e 31 e estarão fechadas nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, retomando o atendimento nas quintas-feiras, 26 de dezembro e 2 de janeiro, respectivamente, a partir das 7h. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192.

Pronto-atendimentos 24h:
– PA Cruzeiro do Sul (rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)
– PA Bom Jesus (rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus)
– PA Lomba do Pinheiro (estrada João de Oliveira Remião, 5120, parada 12, Lomba do Pinheiro)
– PA de Saúde Mental IAPI (rua Valentim Vicentini, s/nº – fone: 3289-3456)
– UPA Zona Norte Moacyr Scliar (rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com avenida Assis Brasil – fone: 3368-1619)

Hospitais:
– Hospital de Pronto Socorro (Largo Teodoro Herzl, s/nº, bairro Bom Fim)
– Hospital Materno Infantil Presidente Vargas – emergências obstétrica e pediátrica (avenida Independência, 661)

Manejo Arbóreo
– A Equipe de Manejo Arbóreo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) trabalha em regime de plantão e atende demandas de urgências pelo telefone 156 POA.

Iluminação Pública – O plantão técnico da Coordenação de Iluminação Pública (CIP) atende solicitações de urgências pelo telefone 156 POA.

Limpeza Urbana – O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalhará normalmente com todas as coletas durante os feriados: domiciliar, seletiva e de lixo público. As seções operacionais atuam em regime de plantão, com equipes das 7h às 12h e das 13h às 16h. O DMLU atende pelo telefone 156.

 Guarda Municipal – A equipe do Programa Segurança Integrada estará em parques e praças. A vigilância fixa e motorizada atenderá escolas, postos de saúde, secretarias e prédios municipais, além do plantão, na sede do Ceic. A Central de Operações da Guarda Municipal atende 24 horas pelo telefone 3289-5158.

Disque-pichação – Denúncias contra pichação e vandalismo nos prédios públicos devem ser encaminhadas pelo 153 POA.

Defesa Civil – A Defesa Civil de Porto Alegre mantém plantão 24 horas no telefone 199 para atendimento de urgências e emergências em situação de risco.

Assistência Social – O Serviço de Abordagem Social – Crianças e Adolescentes/Ação Rua atende das 9h às 19h em regime de plantão pelo telefone 3289 4994 ou pelo 156. Após esse horário, acionar o Conselho Tutelar, no telefone do plantão: 3289 8485.

– Abordagem noturna – população adulta, das 19h às 7h – F: 3289 4994
– Albergue Acolher 1 – Endereço: rua João Simplício nº 38, Vila Jardim – F: 3737 2279
– Albergue Acolher 2 – Endereço: rua 7 de Abril, n º 315, bairro Floresta – F: 3737 2118
– Albergue Dias da Cruz – das 19h às 7h – avenida Azenha, 366. F: 3223 1938
– Albergue Felipe Diehl – das 19h às 7h – Praça dos Navegantes, 41. F: 3342 2882

Água, esgoto e drenagem – Fone 156, opção 2: atendimento diário, das 7h às 17h, para registrar vazamentos de água, extravasamentos de esgoto e pluvial, solicitar serviços operacionais, fazer agendamentos, esclarecer assuntos da área comercial, denunciar ligações clandestinas e outros serviços. Postos de atendimento comercial do Dmae fecham na segunda-feira, 23, às 16h30, e reabrem na quinta-feira, 26, às 8h30. Na semana do ano novo os postos fecham na segunda-feira, 30, às 16h30 e reabrem na quinta-feira, 2, às 8h30.

Meio Ambiente – A equipe de fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) mantém plantão e atende urgências pelo 156 POA.

Posto de Arrecadação Fiscal – O Posto de Arrecadação Fiscal (PAF) da Procuradoria-Geral do Município, localizado no prédio novo do Foro Central de Porto Alegre, não funcionará até 6 de janeiro, devido ao recesso do Judiciário (resolução nº 02/2014 – órgão especial). Para obter guias de pagamento, o contribuinte pode contatar a Procuradoria da Dívida Ativa através deste e-mail, pelos telefones 32891415/ 32891462 ou retirar no site da Secretaria da Fazenda. Nos dias 24 e 31 não haverá expediente conforme decreto nº 20.434/2019.

Fazenda – O horário de funcionamento da Loja de Atendimento na semana do Natal e do Ano Novo. Na terça-feira, 24 de dezembro, o atendimento aos contribuintes será das 9h às 11h30min, exclusivamente para a emissão de guias de IPTU. Na terça-feira, 31 de dezembro, não haverá expediente. Nos demais dias úteis o atendimento será normal, das 9h às 16h. As guias também estão disponíveis no site. A Loja de Atendimento não recebe valores de pagamento, portanto as guias deverão ser pagas durante o horário de funcionamento dos bancos ou lotéricas.

Trabalho – A unidade do Sine Municipal, na avenida Sepúlveda com a Mauá, terá atendimento nos dias 24 e 31, das 8h às 12h. Dias 25 e 1º estará fechada.

Conselho Tutelar – Atenderá no horário comercial das 8h às 18h, em regime de plantão centralizado, na rua Giordano Bruno, 335, bairro Rio Branco. As unidades das microrregiões estarão fechadas. O plantão noturno não sofre alterações.

Linha Turismo – Nos dias 24 e 31, o passeio no City Tour Linha Turismo – Centro Histórico funcionará normalmente com horários das 9h às 12h. Os tickets do Linha Turismo podem ser adquiridos na Travessa do Carmo, 84, bairro Cidade Baixa, no valor de R$ 30. Os Centros de Informação Turística (CIT) atenderão das 8h30 às 12h30. Os interessados em adquirir os ingressos podem se dirigir ao Chalé da Praça XV, no Glênio Peres, sem número. Mais informações no telefone (51) 3289-6765 ou pela página do Facebook.

Procon – Para informações e também registrar reclamações e denúncias pela Internet, utilizar o banner Atendimento Eletrônico do site do Procon, em qualquer hora do dia. Para atendimento presencial, não haverá expediente nos dias 24, 25, 30 e 31. Demais dias, funcionamento normal das 9h às 17h.

Mercado Público – Nos dias 24 e 31, o expediente será das 7h30 às 17h. Nos dias 25 e 1° de janeiro, o Mercado Público não abrirá.