Porto Alegre, quinta, 02 de maio de 2024
img

Saúde atualiza números do sarampo na Capital em 2019

Detalhes Notícia
Porto Alegre, RS - 30/11/2019 - Neste sábado, 30, ocorre o Dia D de Vacinação contra o sarampo para jovens de 20 a 29 anos em 45 unidades da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) entre 8h às 17h. Além disso, uma unidade móvel está atendendo a população no Parque Farroupilha (Redenção), das 9h às 16h. Foto: Robson Da Silveira / SMS / PMPA

Porto Alegre teve 17 casos confirmados de sarampo em 2019. O dado está divulgado no Boletim Informativo emitido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do último dia 23. Três suspeitas continuam em investigação e 62 foram descartadas. No total, 82 notificações foram feitas à Equipe de Vigilância de Doenças Transmissíveis (EVDT) da SMS ao longo do ano.

A chefe da EVDT da secretaria, Letícia Tonding, destaca que, em comparação com 2018, houve aumento no número de notificações, mas menos casos da doença foram confirmados. “Enquanto em 2018 um total de 78 notificações foram registradas e 39 casos confirmados, em 2019 chegamos a 82 notificações e 17 confirmações”, contabiliza a técnica.

Em relação à faixa etária, o maior número de casos ficou entre adultos jovens de 15 a 29 anos, que totalizam 12 pacientes doentes. Três pessoas infectadas pelo vírus do sarampo tinham entre 30 e 39 anos e um bebê com menos de um ano e uma pessoa com mais de 60 completam os 17 casos.

Letícia enfatiza que, dos casos confirmados, 11 não tinham histórico de vacinação, dois possuíam esquema vacinal incompleto e quatro esquema de vacinação completo.

A suspeita de sarampo deve ser notificada à EVDT/SMS por profissional da saúde no momento do atendimento. A chefe da Equipe enfatiza ainda a importância da notificação visando à interrupção do ciclo de transmissão da doença. “É muito importante que os profissionais de saúde continuem notificando os casos suspeitos para que as ações da vigilância epidemiológica sejam tomadas no tempo oportuno”, explica.

A vacina está disponível na rede pública a todas as pessoas de seis meses a 49 anos de idade. O esquema vacinal varia de acordo com a faixa etária. Pessoas que já tiveram sarampo são consideradas imunizadas contra a doença.