Quase cinco anos depois de serem adquiridos, os 15 veículos novos com ar condicionado da Trensurb ainda não circularam pela Região Metropolitana de Porto Alegre ao mesmo tempo. Atualmente, parte da frota de veículos funciona em horários intercalados e, segundo a assessoria de comunicação da Trensurb, nessa quinta-feira apenas sete estavam operando, em dia de intenso calor.
Em março de 2015, a empresa recebeu o último trem, adquirido em consórcio com a FrotaPoa. A estimativa inicial era de que eles já estariam em pleno funcionamento em poucos meses.
De acordo com a empresa, os motivos seriam “manutenções periódicas e avarias”. Alguns vagões precisam de uma substituição de válvulas de nivelamento e outros estão com problemas no suporte de vela. Segundo a assessoria, os reparos estão sendo feitos pelo consórcio fornecedor e devem estar concluídos entre o final de janeiro e começo de fevereiro.
Ainda segundo informações da assessoria, três trens que estavam parados voltarão a circular já a partir da próxima semana.
Leia mais no Correio do Povo