Porto Alegre, sábado, 21 de setembro de 2024
img

RACIONAMENTO DE ÁGUA EM PELOTAS MODIFICA HÁBITOS DOS MORADORES

Detalhes Notícia
Bancas de peixes do Mercado Central precisaram reduzir o consumo; restrição é por tempo indeterminado. /MICHEL CORVELLO/DIVULGAÇÃO/CIDADES

Em vigor desde quarta-feira, o decreto que racionaliza o uso de água fornecida pelo Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) gerou mobilização de diversos setores ativos da cidade em prol da economia e contra o desperdício. Taxistas, comerciantes de alimentos, hoteleiros, proprietários de restaurantes e trabalhadores da construção civil, entre outras áreas, estão aderindo à proposta de restrições de consumo.

A prefeitura de Pelotas, considerando a queda do nível da barragem do Santa Bárbara em virtude da estiagem prolongada e das elevadas temperaturas do verão, decretou a proibição do uso de água do Sanep para lavar automóveis e calçadas, molhar grama e jardins. Com a medida, o município espera que as perdas das reservas não sejam diariamente tão acentuadas. Na medição mais recente, a régua de medição do principal manancial da cidade, responsável por 60% do abastecimento, marcava 2,14 metros abaixo do normal.

Leia mais no Jornal do Comércio