Porto Alegre, sexta, 26 de abril de 2024
img

FÓRUM DO LEITE APROXIMA O PRODUTOR DA PECUÁRIA DE PRECISÃO

Detalhes Notícia
Para ter ganhos melhores, o produtor precisa de gestão e tecnologia, destacou Costa. ALEXANDRO AULER/JC

Tema ainda pouco difundido no Brasil, a pecuária de precisão levou centenas de produtores ao pavilhão central da Expodireto, em Não-Me-Toque, nesta quarta-feira (4). O assunto foi abordado na palestra de abertura do Fórum do Leite, realizada pelo catarinense João Costa, professor assistente do Departamento de Ciências Animais e Alimentação da Universidade de Kentucky (EUA), que prendeu por quase duas horas a atenção dos presentes.

Bem-humorado, assim como o título da palestra,- Pecuária Leiteira de Precisão: Escutando as Vacas -, Costa conseguiu traduzir para os produtores um tema nem sempre acessível. Ao longo da manhã, mostrou como o uso de sensores, análise de dados, controles e a tecnologia aplicada ao cuidado com o rebanho pode. revolucionar uma propriedade.

Ainda que o tema possa parecer distante dos produtores brasileiros, parte do que Costa apresentou ou já é parcialmente adotado por aqui ou deverá ser -ao menos se o Brasil quiser avançar no mercado mundial. O monitoramento individual do rebanho com sensores permite encontrar os animais no cio, identificar precocemente vacas doentes (como com mastite), controlar a alimentação e o comportamento no pasto, entre muitas outras funções.

Leia mais no Jornal do Comércio