Porto Alegre, quarta, 18 de setembro de 2024
img

Estudo contraria ‘caos’ divulgado pelo governo Marchezan e aponta boa saúde financeira em Porto Alegre

Detalhes Notícia
Levantamento foi apresentado na noite de quarta-feira (4). Foto: Luiza Castro/Sul21

A Prefeitura de Porto Alegre está quebrada e há mais de 20 anos não paga suas contas em dia. A afirmação é recorrente ao longo da gestão do prefeito Nelson Marchezan (PSDB) e embasou as políticas públicas propostas pelo Executivo municipal nos últimos anos. Com o objetivo de destrinchar as informações que sustentariam tal diagnóstico do governo, o Instituto de Debates, Estudos e Alternativas de Porto Alegre (Idea) analisou os dados financeiros oficiais da Prefeitura. O resultado, porém, foi bem distinto do discurso do governo municipal e não encontrou informações que pudessem justificar o famigerado “caos” nas finanças da cidade. É o que mostra o estudo intitulado “A verdade sobre as finanças da Prefeitura de Porto Alegre”, lançado na noite desta quarta-feira (4).

“Os dados oficiais, fornecidos através do balanço das finanças públicas municipais, não contêm nenhum dos gráficos que são apresentados pelo governo para os veículos de comunicação. O estudo tem como ponto de partida exatamente os dados produzidos pelo governo”, explica Jeferson Miola, integrante do Idea.

A conclusão da análise é diametralmente oposta à narrativa oficial do governo Marchezan. Segundo o estudo, as finanças do município têm superávits orçamentários; o crescimento das receitas são maiores do que as despesas; há equilíbrio nas despesas com pessoal; o sistema previdenciário é também equilibrado e está em trajetória de sustentabilidade no curto prazo; e ainda há espaço para captação de créditos e recursos para o desenvolvimento.

Leia mais em SUL 21