Porto Alegre, sexta, 26 de abril de 2024
img

Coronavírus gera medo e tumultos em prisões na Itália

Detalhes Notícia
Epidemia tirou a liberdade de muitos italianos, mas também provocou caos nas penitenciárias. Unidades têm onda de motins após suspensão das visitas por precaução sanitária. Superlotação agrava situação de detentos. Parente de presidiário protesta diante de prisão em Módena. Getty/Images AFP/P.Cruciatti

Epidemia tirou a liberdade de muitos italianos, mas também provocou caos nas penitenciárias. Unidades têm onda de motins após suspensão das visitas por precaução sanitária. Superlotação agrava situação de detentos. Parente de presidiário protesta diante de prisão em Módena

Presidiários em Salerno foram os primeiros a se amotinar. Os de Poggioreale, em Nápoles, seguiram o exemplo no domingo. Papéis foram incendiados e jogados pelas janelas, enquanto dezenas de presos conseguiram alcançar o telhado da instalação. “Perdão! Perdão!”, exigia um grupo de parentes reunidos em frente à unidade, alguns dos quais entraram em confronto com a polícia.

“Com esse vírus por perto, por que pessoas doentes deveriam permanecer lá dentro?”, gritou Areta Flora, de 42 anos. Ela protestava diante da penitenciária de Poggioreale desde sábado passado, pedindo que o marido fosse libertado.

A turbulência é resultado da suspensão, por 15 dias, de todos os encontros entre os detidos e suas famílias. A medida determinada pelo governo italiano é uma tentativa de impedir qualquer infecção por coronavírus dentro da prisão.

Leia mais na Deutsche Welle