Porto Alegre, sexta, 26 de abril de 2024
img

França fecha cafés, restaurantes, discotecas e cinemas a partir de meia-noite de sábado

Detalhes Notícia
O ministro da Saúde francês, Olivier Véran (à direita), e seu diretor-geral da Saúde, Jérôme Salomon (à esquerda). Ludovic MARIN / AFP

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, anunciou na noite de sábado (14) um reforço das medidas de prevenção contra a propagação da epidemia de coronavírus no país. A partir da meia-noite, cafés, restaurantes, discotecas, cinemas, teatros e estabelecimentos comerciais considerados “não essenciais” permanecerão fechados por tempo indeterminado. Farmácias, lojas, bancos e supermercados continuarão abertos.

A França atingiu neste sábado o estágio 3 da epidemia do novo tipo de coronavírus, com 4.500 pessoas infectadas – número que dobrou em 72 horas –, 91 mortos e 300 doentes em estado grave, necessitando de aparelhos de respiração artificial. A metade dos casos graves tem menos de 60 anos de idade. Todas as regiões do país são afetadas, inclusive os territórios ultramarinos, como Guadalupe, Martinica, Guiana Francesa e Mayotte.

Igrejas, mesquitas, sinagogas e outros templos religiosos permanecerão abertos, mas sem poder realizar cultos coletivos. “A circulação viral é rápida e intensa”, disse em coletiva de imprensa o diretor-geral da Saúde, Jérôme Salomon. “A epidemia vai se generalizar nos próximos dias e tudo vai depender do controle. Os franceses não tomaram consciência da necessidade de mudar seu comportamento individual para conter a propagação do vírus”, afirmou Salomon ao justificar a decisão de fechar um grande número de estabelecimentos comerciais.

RFI