Porto Alegre, sábado, 07 de setembro de 2024
img

RS: Sindimetrô propõe medidas preventivas contra o avanço do coronavírus; do SUL 21

Detalhes Notícia
Diretor Financeiro da Trensurb, Geraldo Luis Felippe (esq.) e presidente do Sindimetrô, Luis Henrique Chagas. (Divulgação/Sindimetrô)

O Sindicato dos Metroviários do Rio Grande do Sul protocolou, nesta segunda-feira (16), um ofício junto à direção da Trensurb propondo medidas para conter a transmissão do coronavírus. A preocupação central dos sindicato é com a saúde dos metroviários e dos mais de 160 mil passageiros, que utilizam os trens diariamente.

Suspender a venda de passagens; colocar os trens acoplados para reduzir a superlotação e interromper o funcionamento do aeromóvel são algumas das medidas propostas pelo Sindimetrô. O ofício com doze solicitações, para implementação imediata, foi encaminhado à Diretoria Executiva da Trensurb, composta pelo presidente e os diretores financeiro e de operações.

O presidente da entidade, Luís Henrique Chagas, diz que o propósito é limitar a contaminação dos metroviários e dos usuários do trem, pelo Covid-19. “Em outros países, foi reduzido significativamente a oferta de transporte ao mínimo necessário. Ainda estamos no aguardo de ações semelhantes partindo do governo federal”. Chagas lembrou ainda que a contaminação respiratória pode ser seis vezes maior no transporte público, segundo um estudo britânico realizado pela BioMed Central em 2011.

Leia mais em SUL 21