Porto Alegre, segunda, 16 de setembro de 2024
img

'Governo tardou em agir na área econômica’, diz Maílson da Nóbrega

Detalhes Notícia
Ex-ministro da Fazenda de José Sarney diz que é preciso aumentar o orçamento da Saúde e providenciar alívio de caixa para empresas e famílias. Mailson da Nóbrega (ex-ministro da Fazenda e Sócio da Tendências Consultoria). Foto: Felipe Rau/Estadão

Para o ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega, o governo Jair Bolsonaro errou ao insistir que acelerar as reformas estruturais solucionariam a crise econômica decorrente da pandemia do novo coronavírus. “O governo tardou em agir na área econômica. Quando a situação começou a se agravar, insistia no discurso equivocado de que era preciso fazer reformas. Se aprovadas, elas terão impactos daqui a anos. A crise precisa de algo emergencial.”

O economista destaca que é preciso aumentar o orçamento da saúde para evitar mortes e providenciar um alívio de caixa para empresas e famílias. Ele sugere ainda que a contribuição previdenciária seja dispensada temporariamente. “É preciso colocar dinheiro no bolso das pessoas. A Coreia do Sul está cobrindo 80% dos salários das empresas com dificuldade para garantir isso. Mas, claro, a Coreia não tem dificuldade fiscal.”

Leia mais em O Estado de S.Paulo