Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Na China, os cidadãos de Hubei são vistos como párias, apesar do declínio da epidemia

Detalhes Notícia
Des passagers arrivent à la station centrale de Wuhan, au premier jour où la capitale du Hubei est à nouveau connectée au reste de la Chine, le 28 mars 2020. REUTERS/Aly Song

Na China, à medida em que a situação da pandemia de coronavírus se estabiliza, foram levantadas as restrições em Hubei, finalmente permitindo que dezenas de milhões de cidadãos se deslocassem pelo país após dois meses de confinamento. Mas o retorno à vida normal é complicado para esses habitantes, que são discriminados por chineses de outras províncias.

Os confrontos ocorreram na sexta-feira ( 27) entre os residentes de Hubei e a polícia da província vizinha de Jiangxi. Os fatos ocorreram em uma ponte que liga as duas regiões e que atravessa o rio Yangtze. Em vídeos rapidamente retransmitidos on-line, vários milhares de moradores de Hubei tentaram atravessar a ponte e se depararam com polícia de choque destacada pela província de Jiangxi.

A tensão aumentou rapidamente, e a polícia da província de Hubei também teve problemas com seus colegas da província vizinha, antes que a situação voltasse ao normal durante o dia.

Leia mais em RFI