Porto Alegre, quinta, 14 de novembro de 2024
img

Coronavírus: Software desenvolvido por Inteligência Artificial pode detectar Covid-19 nos raios X do tórax em questão de segundos e com 98% de precisão; por Stacy Liberatore e Natalie Rahhal/Dailymail

Detalhes Notícia

O site do jornal britânico DailyMail, informa que as autoridades de saúde dos EUA estão trabalhando incansavelmente para entregar os resultados dos testes de coronavírus em tempo hábil, mas o processo inclui fazer o teste, processar a amostra e depois entregar os resultados. Agora, um cientista desenvolveu uma nova tecnologia que pode produzir um diagnóstico em questão de segundos e com 98% de precisão. Barath Narayanan, um cientista do Instituto de Pesquisa da Universidade de Dayton, projetou um código de software específico que pode detectar a doença apenas examinando os raios X do tórax. O processo utiliza um algoritmo de aprendizado profundo, treinado com exames de pessoas com e sem a doença, a fim de procurar pesquisas de marcações associadas ao coronavírus.

Narayanan disse ao DailyMail.com por e-mail: ‘O que isso significa é que o software decidiu que existe, naquela região em particular, e que algo em particular atende aos seus critérios para classificar a imagem como tendo marcas COVID (em vez de não COVID ou em vez de outra doença pulmonar). »

Usando o aprendizado profundo, um ramo da inteligência artificial, o algoritmo aprendeu a identificar essas marcações. Como continuou treinando-se com raios-X adicionais em minha pesquisa em andamento, sua taxa de precisão passou de 98% para mais de 99%. ‘

O sistema foi adaptado do software de diagnóstico médico existente em apenas algumas horas e depois licenciado em menos de três dias.

Narayanan, que obteve seu mestrado e doutorado em engenharia elétrica pelo Instituto de Pesquisa da Universidade de Dayton (UD), disse: ‘Eu queria fazer algo para o bem comum, e as imagens médicas pareciam uma boa maneira de fazer isso’. Segundo ele, ‘As ferramentas de diagnóstico baseadas em software podem servir como uma segunda opinião virtual valiosa para profissionais da área médica, especialmente em partes do mundo onde as equipes médicas têm poucas equipes’. Ele garante que, “Com pesquisas adicionais, essas tecnologias podem ser ajustadas para detectar até as menores anomalias nas imagens – aquelas que são difíceis de ver com o olho humano -, ajudando os médicos a diagnosticar e tratar os pacientes mais rapidamente”.

A esquerda é uma radiografia padrão do tórax de um paciente com COVID-19 (imagem em preto e branco). As imagens foram avaliadas com o software e a área vermelha é ‘região de interesse’.

Narayanan trabalha com inteligência artificial com a esperança de desenvolver tecnologia que ajude os profissionais de saúde a diagnosticar e tratar pacientes em ritmo mais rápido. Ele desenvolveu com sucesso códigos de software que detectam câncer de pulmão e mama, malária, tumores cerebrais, tuberculose, retinopatia diabética e pneumonia – tudo com precisão de 92 a 99%. Depois que os raios X de tórax de um paciente com e sem coronavírus se tornaram disponíveis, Narayanan rapidamente começou a trabalhar no projeto de um código que pudesse detectar o vírus nas varreduras.

O proprietário da Blue Eye Soft, Srikanth Kodeboyina – um ex-aluno da UD – e sua equipe desenvolveram ainda mais a tecnologia, e ele planeja enviar uma proposta completa ao FDA para aprovação em questão de dias. A empresa já registrou uma patente provisória no software.

Barath Narayanan