Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

Rio Grande do Sul irá manter critérios de isolamento

Detalhes Notícia
Decisão de não alterar confinamento tem relação com ocupação dos leitos de UTI do SUS. Isolamento social deverá ser mantido nos próximos dias | Foto: Mauro Schaefer

Os critérios de isolamento no Rio Grande do Sul não devem ser alterados. O Ministério da Saúde determinou que, a partir da próxima segunda-feira, dia 13, municípios e estados que não ultrapassaram o percentual de 50% de ocupação dos serviços de saúde, durante a pandemia do novo coronavírus, podem iniciar uma transição para um formato onde apenas alguns grupos ficam em isolamento. Aqui no Estado, até o momento, as medidas não devem ser alteradas. Isto porque, conforme anunciado pelo governador Eduardo Leite em uma transmissão ao vivo pela internet, ontem, cerca de 60% dos leitos de UTI, do SUS, estão ocupados neste momento.

Conforme o Ministério da Saúde, como o SUS é tripartite e funciona entre Governo Federal, Estados e Municípios, cada esfera tem autonomia para tomar decisões que estão sob a sua gestão. Ou seja, cada município poderá definir o critério de distanciamento social com base no cenário local. Em Porto Alegre também nenhuma alteração deve ocorrer pois, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a ocupação dos leitos chega a pelo menos 80%, sendo 68,95% nas UTIs da Capital.

Leia mais no Correio do Povo