Porto Alegre, segunda, 16 de setembro de 2024
img

‘Politização desviou foco do combate à Covid-19’, diz o infectologista Julio Croda

Detalhes Notícia
Membro do Centro de Contingência contra o vírus de SP, especialista alerta para a ‘imensa desigualdade’ que agrava o quadro da doença no Brasil. Croda deixou em março o cargo de diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde Foto: Jorge William / Agência O Globo

Conhecido por suas pesquisas em epidemias, o infectologista e pesquisador da Fiocruz Julio Croda integra o grupo do Centro de Contingência do Coronavírus do Estado de São Paulo e avalia o impacto da redução do isolamento social no aumento de casos de Covid-19. Croda deixou em março o cargo de diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde por discordar da politização que, a seu ver, tirou o foco do combate da epidemia.

É muito ruim. O coronavírus começou a se espalhar pelas comunidades carentes, que dependem exclusivamente do SUS. E os leitos de UTI estão concentrados no setor privado. Quando olhamos a distribuição de leitos de UTI nos municípios, vemos a imensa desigualdade. Desconhecemos a situação real da Covid-19 no Brasil, muitos dos mortos nem sequer foram testados. Os números são subdimensionados. Estamos testando muito pouco, e isso causa distorções.

Leia mais em O Globo