Porto Alegre, domingo, 05 de maio de 2024
img

Estudos comprovam relaxamento no isolamento social em Porto Alegre; do SUL21

Detalhes Notícia
Segundo dados de celulares, o maior índice de isolamento ocorreu no dia 22 de março. Desde então, esse índice tem caído. Domingo foi de apenas 51,7%. Foto: Luiza Castro/Sul21

A impressão de afrouxamento no isolamento social que muitos porto-alegrenses têm tido nos últimos dias não é mera sensação visual. A principal orientação para frear o ritmo de contágio do novo coronavírus tem sido, de fato, deixada cada vez mais de lado na Capital e no Estado. É o que indica a análise feita pela empresa de geolocalização In Loco, que criou o Índice de Isolamento Social. Com base nos dados de mais de 60 milhões de dispositivos móveis em todo o Brasil, a empresa tem mapeado a movimentação de pessoas dentro de regiões específicas e, com isso, medido quais apontam o maior distanciamento social.

As informações são criptografadas e agregadas por bairro e, em seguida, os dados passam a indicar a movimentação desse grupo de pessoas dentro dos bairros. Por essa metodologia, o baixo percentual de isolamento representa um grande número de pessoas entrando ou saindo de determinado bairro ou região.

No Rio Grande do Sul, o maior índice de isolamento foi de 69,6%, no último dia 22 de março, um domingo. A partir desse dia, todos os finais de semana seguintes apresentaram queda no índice de isolamento social: 64,2% no dia 29 de março (domingo); 62,2% em 5 de abril (também domingo); e 51,7% no último sábado (11), o dado mais atualizado até o momento pela In Loco.

Leia mais em SUL 21