Porto Alegre, sábado, 07 de setembro de 2024
img

Lojas do Pop Center têm cobrança de aluguéis suspensa temporariamente

Detalhes Notícia
Medida beneficia lojistas pelo fechamento do comércio em prevenção ao coronavírus. Joel Vargas/Arquivo PMPA

Um acordo entre prefeitura e a empresa Verdi suspendeu temporariamente a cobrança dos aluguéis das mais de 800 lojas do Centro Popular de Compras (CPC) Pop Center, no Centro Histórico. A medida já está valendo desde a última cobrança, no dia 19 de março, para reduzir o impacto financeiro aos comerciantes com o fechamento de lojas para evitar a propagação da covid-19.

“Tivemos que tomar medidas duras e difíceis, como estabelecer o fechamento do comércio, indústrias e serviços, pois só assim conseguiremos conter o coronavírus. Entendemos os efeitos dessa decisão e, por isso, estamos fazendo o possível para minimizar os efeitos negativos para os trabalhadores”, diz o prefeito Nelson Marchezan Júnior.

O pagamento será normalizado com a retomada das atividades comerciais do local – sem previsão de data até o momento. Posteriormente, os valores serão diluídos entre as parcelas semanais do aluguel. Será cobrada apenas a taxa de manutenção dos serviços básicos do espaço, que é rateada entre os locatários.

As tratativas foram feitas entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e a Verdi, que administra o Pop Center. “Nossa intenção é apoiar os trabalhadores do Pop Center com uma medida que vai reduzir seus custos com as bancas, já que não estão tendo fluxo de caixa devido à pandemia. Com isso, esperamos que possam reabrir suas lojas assim que cessarem as restrições ao setor”, explica o titular da SMDE, Leonardo Hoff.

A diretora institucional do Pop Center, Elaine Deboni, afirma que a direção do shopping está sensibilizada com a situação dos permissionários diante da crise. “Sabemos do esforço dos comerciantes e, por isso, nos mobilizamos para criar soluções que viabilizem, assim que possível, o retorno de todos ao trabalho.”

Prefpoa