Porto Alegre, sexta, 20 de setembro de 2024
img

Semana Municipal dos Povos Indígenas terá programação virtual

Detalhes Notícia
Todas as atividades e vídeos podem ser acessados pela internet. Cristine Rochol/Arquivo PMPA

A Semana Municipal dos Povos Indígenas em Porto Alegre ocorre a partir deste domingo, 19 de abril, quando se comemora o Dia do Índio. Neste ano, a programação será virtual pelo enfrentamento da pandemia da Covid-19. Organizado pela prefeitura, o evento é coordenado pela Unidade dos Povos Indígenas e Direitos Específicos (Upide) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE). O secretário Itacir Flores destaca o momento diferenciado para a programação que tem início neste domingo, 19. “Pensamos em uma forma de marcar a data sem descuidar das orientações de proteção contra o coronavírus, especialmente junto a esta população com tantas especificidades”, enfatiza.

Porto Alegre possui 14 coletivos indígenas. São nove kaingangs, quatro guaranis e um charrua. Para o coordenador da Upide, Mario Fuentes Barba, é preciso sempre contemplar as características da população indígena. “Buscamos uma programação que mostre a produção artística e cultural da comunidade indígena local, bem como divulgar esta produção à comunidade porto-alegrense”, afirma.

A Semana Municipal dos Povos Indígenas foi instituída pela Lei nº 81.114, de 2 de janeiro de 1998. O Dia do Índio é celebrado anualmente em 19 de abril no Brasil, como forma de lembrar e reforçar a identidade do povo indígena brasileiro e americano na história e cultura atual. A data foi escolhida em homenagem ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que ocorreu em 19 de abril de 1940 em Patzcuaro, México. No Brasil, esta data foi oficializada através do decreto-lei nº 5.540, de 2 de junho de 1943, com assinatura do então presidente Getúlio Vargas.

Programação:

Vídeo nas Aldeias
A filmoteca virtual Vídeo nas Aldeias, construiu, desde 1986, um dos mais importantes arquivos audiovisuais, com cerca de 8 mil horas de filmes produzidos por cineastas indígenas junto a mais de quarenta povos indígenas no Brasil.Onde e como acessar: na loja virtual do VNA, no link do filme, ao pedir para alugar ou comprar, você terá acesso ao campo código promocional. Basta preencher com o código “quarentenavna” e você terá acesso ao filme. Ou clicar neste link.

1º Ciclo de Encontros do Observatório Social das Populações Indígenas da Região Sul
Atividade promovida pelo Núcleo de Antropologia das Sociedades Indígenas e Tradicionais e pelo Museu Antropológico do Rio Grande do Sul, em 2019. Para acessar, clique aqui.

Homenagem para Iracema Gãh Té Nascimento
Iracema Nascimento é uma kujà (liderança-político espiritual) muito importante que cura, ensina e cuida de todos nós. Acesse aqui.

Entrevistas
Ailton Krenak e Leandro Demori conversam sobre a crise do coronavírus. O ambientalista e líder indígena Ailton Krenak está recolhido em sua aldeia no Rio Doce, mas topou conversar sobre a situação que estamos vivendo. Acesse aqui.